A maior contribuição no faturamento de todo o setor de supermercados vem do Estado de São Paulo. É o que revela pesquisa exclusiva apontada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Fernando Yamada, em 2012 o faturamento do setor foi de R$ 242,9 bilhões, com boas expectativas para 2014.
“Desse montante, o setor de supermercados do Estado de São Paulo representou uma participação de R$ 72,9 bilhões, um crescimento real de 5,9% em relação a 2011. Isso mostra um aumento acima do PIB”, analisa o economista da APAS Rodrigo Mariano.
O economista ressalta, ainda, a dinâmica do setor na economia do Brasil, com relação à geração de emprego e renda. “O setor representa 5,5% de tudo que é produzido no Brasil; só São Paulo representa 1,7% do PIB brasileiro e das 83 mil lojas no Brasil. Possuímos 16 mil lojas no estado” avalia Mariano.
No topo do ranking
Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo apresentou um bom desempenho e um crescimento sustentável que destoa da média nacional. De acordo com o ranking da Abras, São Paulo apresentou crescimento contínuo no número de funcionários e no faturamento bruto nominal do país, atingindo a cifra de 32,3% dos ganhos do Brasil.
Esse crescimento é explicado por dois fatores que corroboraram para o bom desempenho: o crescimento do setor de bebidas cresceu, em 2012, 9,2% em relação a 2011. FLV (frutas, legumes e verduras) teve aumento de 10,3% em 2012, comparado ao ano anterior.
Serviço:
APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Local: Expo Center Norte
