Supermercadistas de todo o Brasil, presentes na APAS 2013, reservaram um momento especial de suas programações para conhecer modelos de lojas de sucesso na capital paulista. Nos dias 7, 8 e 9, o evento organizou grupos para visitas técnicas em negócios varejistas que adotaram o capitalismo consciente para construir relações de valor e já colheram bons resultados.
Todos os grupos foram acompanhados por um consultor especializado, que destacou pontos de maior interesse dos supermercadistas. O objetivo foi mostrar na prática a importância da gestão consciente nos negócios. Na terça-feira (7), um grupo acompanhado pelo professor João Carlos Lazzarini, da FIA/PROVAR, visitou o Pão de Açúcar da Rodovia Anhanguera, e outro foi até o Pão de Açúcar Iguatemi, com o consultor Silvio Laban, do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).
Na quarta (8), o Shopping Iguatemi recebeu os supermercadistas da visita técnica da APAS 2013, juntamente com a consultora Suzane Strelhau, da Uninove. No mesmo dia, Edgard Barki/FGV-EAESP, levou um grupo para o Extra, do Shopping Aricanduva.
Finalizando a programação, na quinta-feira (9), Luiz Macedo, da FGV-EAESP, mostrou aos supermercadistas o Walmart Morumbi e o Pão de Açúcar da Vila Clementino; e Mauricio Morgado, da FGV-EAESP, o Decathlon do Real Parque, o Hortifruti, do Brooklin, e o Natural da Terra, também no Brooklin.
Em cada uma das visitas foram abordados temas específicos, como Centros de Distribuição, Inovação e Tecnologia, Varejo de Luxo, Varejo para Baixa Renda, Sustentabilidade e Visual Merchandising. “Queremos valorizar aqueles que adotaram o modelo consciente de gestão e conquistaram grandes resultados. Os empresários puderam compartilhar experiências e inspirar-se para investir em seus negócios”, afirmou o vice-presidente e diretor da Feira APAS, Ronaldo dos Santos.

