As rodadas de negociação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) movimentaram a APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, realizada de 6 a 9 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. Por meio do Projeto Comprador, foram realizadas negociações entre 50 empresas brasileiras e 60 compradores de 22 países. Com isso, devem resultar exportações brasileiras da ordem de US$ 47 milhões nos próximos 12 meses.
O número de compradores passou de 32 em 2012 para 60 neste ano. Segundo a organização da APEX, a razão para a boa aceitação dos produtos nacionais nos mercados varejistas de muitos países é a “sensação de inovação” e o “apelo à saúde e ao bem-estar”. A ação teve foco nos setores de balas, confeitos e chocolates, biscoitos, frutas e café, além de produtos orgânicos e ligados à área de beleza. Participaram importadores da Arábia Saudita, Jordânia, Panamá, Antígua, Bolívia, Canadá, Equador, Guiana, Haiti, Jamaica, Peru, Porto Rico, Suriname, Trinidad Tobago, Espanha, Colômbia, EUA, entre outros países.
As rodadas foram realizadas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF).
