A loja verde do Pão de Açúcar Flamboyant comemora neste mês um ano de existência e com bons exemplos de ações de sustentabilidade. Inaugurada em maio de 2012, a loja verde de Goiânia foi a sexta da rede no país e a primeira fora do Estado de São Paulo. A escolha de Goiânia foi justamente pelos conceitos de sustentabilidade da capital, compartilhados com a marca Pão de Açúcar, que tornaram a cidade apta a receber um modelo de varejo mais ecológico.
A loja trouxe à capital um novo conceito de comércio ao utilizar o que há de mais moderno em construção sustentável e eficiência no uso de recursos naturais, além de uma linha diferenciada de produtos, com grande foco em alimentos orgânicos. Entre as práticas ambientais da empresa está a Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, programa que completa 12 anos este ano, e que possibilita reciclar papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado.
Outro modelo de sucesso é o programa Caixa Verde – urnas dispostas na frente de caixa em que os clientes descartam embalagens que não precisarem levar para a casa na hora da compra. Com a ação, sete mil embalagens de papelão e plástico foram coletadas e doadas. A loja também promove a coleta de pilhas e baterias, que são encaminhadas para o descarte correto. Além disso, o Pão de Açúcar Flamboyant conta com o Programa Alô Recicle, desenvolvido em parceria com a Nokia do Brasil, que disponibiliza na loja uma urna para o recolhimento de celulares, baterias e acessórios.
Aproveitamento de recursos
Com 6.125 metros quadrados, o projeto da loja verde foi elaborado mediante estudos de impacto em que se privilegiou a qualidade ambiental interna, eficiência energética e economia no uso de água. Por meio de políticas de eficiência e redução no consumo de recursos, a loja economizou 2.200 quilowatts de energia elétrica e 4.450 litros de água.
Para alcançar esses resultados, a unidade contou com controle de iluminação, maior aproveitamento da luz natural em sua estrutura e outros recursos como o uso do calor do maquinário para aquecimento da água e maior controle do sistema elétrico para evitar variação de tensão e garantir um consumo mais econômico.
