Depois de dois anos da implantação da sua nova política comercial, o Preço Baixo Todo Dia, o Walmart reforça os seus conceitos com uma nova campanha publicitária que valoriza os diferenciais da empresa. Produzida pela agência Africa, a campanha do Walmart Brasil traz o mote: Simplifica. Vem pro Walmart. O objetivo é mostrar para o consumidor que, na rede de supermercados, ele economiza tempo e dinheiro, independentemente do dia da semana.
No ano passado, o Walmart Brasil registrou um faturamento de R$ 25,9 bilhões. Em relação à receita de R$ 23,4 bilhões alcançada em 2011, houve um crescimento de 10,7% no período, reflexo da política Preço Baixo Todo Dia. A política comercial “Preço Baixo Todo Dia” (PBTD) foi lançada em janeiro de 2011. O PBTD envolve desde a renegociação de contratos com os fornecedores até a redefinição de sortimento das lojas e a maneira de atender e expor os produtos nas gôndolas. “Não se trata de uma estratégia de preço, mas uma filosofia de negócio inédita no Brasil”, enfatiza o diretor de marketing do Walmart Brasil, Adriano Prado.
Com preços mais baixos válidos por períodos mais longos (semanas ou meses), o Walmart acredita numa relação de transparência e confiança com o consumidor, que tem mais liberdade para fazer suas compras em qualquer dia da semana, o que também beneficia a gestão das lojas e o gerenciamento dos estoques por partes dos fornecedores. “O PBTD permite ao cliente fazer as compras quando ele quer, e não quando o varejista quer que ele faça. Dessa forma, ganha o cliente, com mais liberdade de compra; o fornecedor, com mais previsibilidade de demanda; e o Walmart, com aumento no volume de vendas”, cita.
Campanha
Um trabalho de pesquisa e planejamento, conduzido pelo Walmart em parceria com a Africa, apontou que a mulher de hoje, a brasileira que trabalha e acumula vários papéis – principal frequentadora do Walmart – precisa de uma loja que “simplifique” sua vida, daí o mote da campanha.
Com o compromisso global de oferecer o menor preço para seus clientes todos os dias, o Walmart quer ser a solução para esta consumidora, afinal, simplificar é ter tudo num só lugar com a garantia do menor preço de domingo a domingo. “Simplificar é poder escolher o melhor dia de comprar com a certeza de economizar no total da compra”, resume Adriano Prado.
A campanha começa a ser veiculada em jornais e televisão, com filmes de 60 e 30 segundos, além de ambientação nos pontos-de-venda. Esse conceito se estende também para as outras bandeiras de hipermercados cujas lojas são BIG (região Sul) e Hiper Bompreço (Nordeste).
