A pesquisa “Tendências do Consumidor”, elaborada pela APAS e pela Nielsen, e apresentada com exclusividade na APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios, mostra o novo perfil do consumidor brasileiro. Quando indagados sobre como gostariam que fossem os produtos de alimentação do futuro, a maioria (69%) respondeu aspirar por produtos que ajudem a manter a saúde. Logo em seguida, veio a opção “produtos com ingredientes naturais, sem gordura e conservantes” (13%) e “produtos ecológicos que não contaminam o meio ambiente” (7%).
O levantamento também mostra os impactos desta nova tendência no varejo alimentar. A categoria “faz bem” já é a que apresenta maior crescimento no período, seguida por indulgência, praticidade/conveniência e sofisticação. A pesquisa “Tendências do Consumidor” está disponível na íntegra no Portal APAS. Acesse aqui.
Em 2014, a Feira APAS abrigará o Fórum Mundial por Produtos e Alimentos Mais Saudáveis, que reunirá setores de produção e distribuição com o objetivo de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o estímulo de hábitos saudáveis de alimentação.
“Os jovens brasileiros ingerem só em bebidas 26 quilos de açúcar por ano, em média. Dados oficiais mostram que cada brasileiro consume diariamente 12 gramas de sódio, sendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda um limite de 5 gramas diárias. É chegada a hora da cadeia mundial de abastecimento participar de um movimento para termos uma civilização mais saudável e sustentável”, afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Também serão realizadas, ao longo do ano, reuniões preparatórias para o Fórum Mundial, envolvendo as entidades representativas do setor supermercadista e a indústria.
Assista aqui a reportagem do Programa Bem Estar, da TV Globo, sobre o assunto: ”Usar muito sal, açúcar ou gordura ao cozinhar pode fazer mal para a saúde”
