Na Semana do Meio Ambiente, a ABRAS marcou presença nos debates sobre varejo sustentável, evento que aconteceu no dia 6 de junho, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o encontro contou ainda com a participação de executivos de grandes redes supermercadistas, que mostraram suas iniciativas neste sentido, tais como a criação de lojas verdes e os processos de retrofit para a modernização das lojas, visando a melhor eficiência energética.
O primeiro vice-presidente da Associação, João Sanzovo Neto (também presidente do Conselho Deliberativo da APAS), destacou as parcerias da ABRAS e MMA com foco no Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) e tratou de diversos temas, entre eles, a proposta do setor supermercadista focada na conscientização do consumidor sobre a redução do uso de sacolas plásticas, estimada em 40% até 2015.
Outros importantes pontos foram debatidos, a se destacar o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs; a participação do setor supermercadista na implementação da logística reversa – um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a Rastreabilidade da Carne Bovina (acordo de cooperação técnica firmado entre a ABRAS e o Ministério Público Federal – MPF); entre outros.
“O papel do varejo é muito importante, sendo o elo com a sociedade. Todos os dias, por exemplo, cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o País e, por isso, podemos promover ações e responsabilidades compartilhadas com a indústria e com os órgãos do Governo para a conscientização dos consumidores”, afirmou Sanzovo.
Fonte: Portal ABRAS