Há mais 12 anos investindo em projetos de sustentabilidade, as iniciativas do Grupo Pão de Açúcar alcançaram resultados expressivos no ano passado, com ganhos de até 400% se comparado a 2011. A empresa já recolheu mais de 4,8 milhões de embalagens e 78 mil toneladas de material para reciclagem. Os destaques ficam por conta do programa de descarte “pré-consumo”, reaproveitamento de materiais eletrônicos, sacolas reutilizáveis e das estações de reciclagem. No caso desta última, trata-se de uma ação que disponibiliza aos clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas de todo o Brasil.
O Grupo também desenvolveu um programa de descarte “pré-consumo”, chamado de Caixa Verde, que proporciona aos clientes a chance de descartar embalagens de produtos que não precisam ser levadas para casa, como a caixa de pasta de dente, por exemplo. Outra ação importante refere-se às sacolas reutilizáveis, que desde 2005 são disponibilizadas nas lojas da bandeira Pão de Açúcar.
Em 2012, as Redes Pão de Açúcar e Extra lançaram novos modelos de sacolas reutilizáveis, que, produzidas em ráfia, trazem estampas voltadas ao conceito de cada marca. Já o Extra apresenta desenhos em dois modelos que remetem à campanha “Extra por uma Vida mais Família”, além de outros três voltados ao público masculino, com destaque para o patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol e à brasilidade presente na marca.
Além dessas opções, as bandeiras continuam comercializando sacolas reutilizáveis com parte revertida para entidades sociais – casos da Casa Hope e a SOS Mata Atlântica. Ao longo de 2012, foram vendidas mais de 16,4 milhões de sacolas em todo o país.