De acordo com a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 69,7% dos paulistanos pretendem comprar presente neste Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o varejo paulistano. O valor médio de cada presente deve ser de R$ 64, porém, a maioria dos consumidores (68,1%) pretende gastar mais de R$ 70 nas compras.
Os itens de vestuário, calçados e acessórios são a preferência para presentear e ser presenteado. De olho nos melhores preços e buscando o não endividamento, a forma declarada de pagamento mais utilizada será à vista (cheque, dinheiro ou débito) para 72,9% dos paulistanos, seguido pelo cartão de crédito (24,8%).
O levantamento também apontou que 75,7% dos entrevistados costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar. Para estes, a maioria (41,7%) costuma visitar até três estabelecimentos antes de se decidir. O costume de comprar o presente na véspera da data será mantido por 42,4% dos entrevistados, enquanto para 41,5% o presente foi comprado com uma semana de antecedência.
Segundo a assessoria técnica da FecomercioSP, esses dados mostram efetivamente um amadurecimento no comportamento do consumidor, uma vez que a maioria dos consumidores passa por esse processo de pesquisa e muitos já estão se adiantando às compras, evitando adquirir um produto que não queira e a um preço mais elevado. A sondagem também apresenta que 53,4% dos entrevistados não esperariam passar a data passar para aproveitar uma promoção.
Entre aqueles que não pretendem presentear, 34,4% não o farão por estarem endividados ou sem dinheiro e 30,2% porque não tem costume de presentear em datas comemorativas. Quando perguntados se prefeririam quitar uma dívida ao invés de presentear o (a) companheiro (a), 73,2% dos paulistanos optariam por zerar suas contas antes de fazer novas.
