Em tempos onde a concorrência entre os supermercados aumenta na mesma proporção da busca pelo melhor preço por parte dos clientes, a Escola APAS realizou, no dia 11 de Junho, o curso “Estratégias para fidelização de clientes para pequenos e médios supermercadistas”. O objetivo do conteúdo é demonstrar a importância da fidelização dos clientes, fornecendo informações fundamentais para análise, elaboração e aplicação de estratégias em uma loja.
Estiveram presentes administradores, gerentes, fiscais, encarregados, auxiliares e repositores de 12 supermercados associados das Distritais Norte e ABC. São eles: Federzoni, Berton, Quitanda, Andorinha, Madrid, Barbosa Pirituba, Bondinho, Comercial Chocolândia, Novo Recanto, Supermercado da Freguesia, Dovale e Super K.
Guilherme Simão, encarregado de Marketing do Supermercado Comercial Chocolândia, ressalta a importância do curso. “Foi muito produtivo, pois adquirimos uma visão macro do nosso negócio no que diz respeito a planejamento e estratégias de ações. Por este motivo, é preciso aproveitar as ideias discutidas e sugerir algumas que possam encaixar para o formato da nossa empresa”, afirma.
Conteúdo do curso
– Conceitos teóricos de fidelização com exemplos em diversas áreas;
– A hora e a vez de elaborar e aplicar estratégias de fidelização de fácil aplicação e baixo investimento;
– Reclamação de clientes: um importante ponto para trabalhar a fidelização;
– Conceitos, importância e aplicações do marketing de relacionamento (cinco níveis);
– Como construir e trabalhar um banco de dados do cliente, com foco no seu perfil e comportamento de compra;
– Como potencializar o sentimento e satisfação do cliente com a sua marca, transformando-o em fã e conquistando gradativamente sua confiança;
– Reconhecendo, interpretando e gerenciando valores do cliente;
– Estudo e debate do case da rede inglesa “Finkley Foods” no processo de fidelização de clientes;
– Os sete segredos da Disney na fidelização aplicáveis no varejo de supermercados;
– Sabendo diferenciar e vender mais para clientes decisivos e emotivos.