A Mundo Verde, referência no setor de alimentos saudáveis, marcou presença pela quinta vez na ABF Expo Franchising, uma das maiores feiras de franquias do mundo. Promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte. A marca cresceu 108% em três anos, com média de 35% anual, passando de R$ 126 milhões de faturamento em 2009 para R$ 262 milhões em 2012. A expectativa é faturar R$ 304 milhões em 2013, com 280 lojas em operação.
O resultado positivo deve-se tanto à implantação de práticas de governança corporativa – adotadas após a venda para o Private Equity Axxon Group – quanto ao bom momento da economia nacional. Para se ter uma ideia, o brasileiro consumiu algo em torno de R$ 2,73 trilhões no último período de janeiro a dezembro. Segundo dados do IPC Maps, de 2013, a população deve consumir, aproximadamente, R$ 3 trilhões este ano.
“A migração das classes e o aumento do poder aquisitivo se reflete nas vendas em nossas lojas. Os consumidores, cada vez mais, buscam incorporar práticas saudáveis de alimentação ao dia a dia, inclusive a nova classe média brasileira. E, por este motivo, as lojas localizadas em áreas de periferia vendem tanto quanto ou mais do que as que estão em áreas mais nobres das cidades. A diferença é que esses consumidores são menos adeptos às inovações no primeiro momento. Porém, matérias em revistas e estudos especializados sobre os benefícios de certos produtos fazem com que seu consumo ultrapasse o das classes A e B”, afirma o diretor executivo da Mundo Verde, Sérgio Bocayuva.
Nesse cenário, a Rede projeta um aumento de 16% no faturamento neste ano, além de mais 50 lojas franqueadas. E muitos dos municípios escolhidos para as inaugurações até a metade do ano estão, hoje, entre os 50 maiores do país, sendo a maioria na região Sudeste. “Acabamos de inaugurar lojas em Santo André e Taboão da Serra. No mês que vem, abriremos outras unidades em Barueri e regiões de São Paulo que também têm se apresentado como potenciais”, explica o diretor de expansão e operações da Rede, Marcos Leite.
Outro foco da expansão da Rede é a região Sul do país – que está na terceira posição do ranking de consumo, atrás do Sudeste e do Nordeste – onde a Mundo Verde inaugurará lojas em Chapecó (SC), Santa Cruz do Sul (RS) e Curitiba (PR). “A receptividade da marca em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná tem sido muito boa. A nossa projeção é inaugurar mais cinco lojas nestes Estados até o fim do ano”, finaliza Marcos Leite.
A expectativa da Rede é superar a marca R$ 300 milhões em faturamento ainda este ano, chegando até 2018 a R$ 1 bilhão de faturamento.