“A primeira quinzena de junho foi beneficiada pelo Dia dos Namorados e pela ausência de feriados no mês, mas o resultado não pode ser projetado para junho”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O Indicador de Movimento do Comércio (IMC) – vendas a prazo – registrou alta de 4,3% na primeira quinzena de junho, em comparação ao mesmo período de 2012, com um dia útil a mais, beneficiado pela ausência do feriado prolongado (Corpus Christi). Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pelas vendas de celulares, smartphones e tablets.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na mesma base de comparação, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) – vendas à vista – teve alta de 3,2%, baseada numa amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Essa alta reflete a preferência do consumidor aos presentes de uso pessoal, como os cosméticos, joias, bijouterias, CDs e DVDs. Na capital paulista, a média entre os dois sistemas – IMC e ICH – ficou em 3,75%.
Fonte: Associação Comercial de São Paulo