Um dos fatores determinantes no momento da escolha de um supermercado por parte dos consumidores está diretamente relacionado à confiança em relação aos produtos comercializados no local e os profissionais que lá trabalham. Com o objetivo de estreitar esta relação e obter um maior controle sobre a validade dos produtos, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP firmaram uma parceria para a criação da Campanha “De Olho na Validade”, lançada em outubro de 2011. O sucesso logo se espalhou a outros Estados do País, sendo Alagoas o mais recente a contemplar tal ação nos supermercados.
Nesta quinta-feira (4 de julho), a Associação de Supermercados de Alagoas (ASA) e o Procon/AL – órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – lançarão a campanha no Estado. O evento, que será realizado no Supermercado Unicompra Ponta Verde, contará com a presença de autoridades de Alagoas, tais como o superintendente do Procon/AL Rodrigo Cunha, além de representantes da ASA e a imprensa local.
O presidente da ASA, Raimundo Barreto de Sousa, ressalta o interesse da associação alagoana em participar deste projeto, sendo que todas as lojas deverão afixar os cartazes e banners em locais de fácil visibilidade, alertando, assim, os consumidores. A partir do lançamento, os supermercadistas terão um prazo de 60 dias para se adequar à campanha.
Para o superintendente do Procon/AL Rodrigo Cunha, a campanha vai deixar o consumidor mais atento ao comprar um produto, e os supermercados mais cuidadosos com as mercadorias expostas nas gôndolas. “A Campanha vai trazer benefícios para o consumidor e o fornecedor, que será mais criterioso com os produtos expostos”, ressalta Cunha.
“De Olho na Validade”
O objetivo da Campanha é tornar o consumidor um parceiro das redes supermercadistas, alertando as lojas quanto ao prazo de validade expirado dos produtos. Caso encontre um item com a data de validade vencida, o consumidor receberá – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade.
Estados brasileiros como Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás já criaram em 2012 e neste ano ações inspiradas na campanha da APAS, e estão conscientizando os consumidores para a importância das informações dos produtos. Acesse aqui o regulamento da Campanha