No dia 28 de junho, os presidentes, diretores e demais representantes das principais Centrais de Negócios do Estado de São Paulo, apoiadoras da Associação Paulista de Supermercados (APAS), estiveram presentes na Sede da Associação, na capital paulista, para uma reunião com a diretoria de Centrais de Negócios da APAS. Sob a condução do presidente João Galassi e com as presenças da diretora de Apoio ao Associado no Desenvolvimento das Centrais Lúcia Morita, do superintendente Carlos Corrêa, além da consultora Stella Beluzzi, o encontrou abordou diversas temáticas pertinentes ao desenvolvimento do setor supermercadista.
A conversa entre os presidentes contemplou, entre outros assuntos, uma maior atenção em relação aos fornecedores dos supermercados, as taxas de cartões de créditos e o detalhamento da Academia ABRAS-APAS-McKinsey de Varejo. Esta última tem por objetivo a oferta de treinamentos especializados para a alta liderança do setor supermercadista, tais como diretores de operações, gerentes comerciais e de compras, e demais profissionais. O primeiro módulo do treinamento, denominado “Gerenciamento de Categorias”, será realizado no próximo mês de agosto.
Outro tema de destaque foi a “Feira de Centrais de Negócios (FCN 2013)”, que, entre outros objetivos, promove o relacionamento entre as Centrais e fornecedores por meio de rodadas de negociação e palestras de grandes nomes do varejo. A 8ª edição do evento será realizada nos dias 18 e 19 de setembro.
Estiveram presentes na reunião representantes das redes Sempre Juntos (Lins), 10 (Ribeirão Preto), Mais, (Dracena), Centro Oeste (Jaú), Assupir, Unirede (Ribeirão Preto), Forte (São João da Boa Vista), Litoral (São Vicente), Boa Compra, Pas (Araçatuba), Cau (Cubatão), Econômica (Limeira) e Star (Bauru)
A Diretoria de Centrais
A Diretoria de Apoio ao Associado no Desenvolvimento de Centrais de Negócios acompanha e desenvolve modelos técnicos e operacionais das centrais. Também auxilia os associados a utilizar as melhores práticas de gestão e promover o relacionamento entre a APAS e as associações já constituídas. Dissemina esse modelo de negócios junto aos outros supermercados e orienta a Escola APAS no direcionamento de ações educacionais que atendam o grupo de Centrais.
Hoje, a APAS reúne 19 centrais apoiadoras, com 308 lojas na capital, litoral e interior, além de 11 mil funcionários. O total da área de vendas chega a 140 mil metros quadrados e o faturamento está na ordem de R$ 7 bilhões.