Criada com o intuito de aumentar a segurança dos funcionários que atuam em açougues, padarias e mercearias, a Norma Regulamentadora (NR) nº 12, do Ministério do Trabalho e Emprego, vem gerando preocupação ao setor supermercadista, uma vez que para atender a lei, os estabelecimentos terão dois caminhos a seguir: a aquisição de novos equipamentos ou adequação dos antigos. Neste contexto, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com entidades do setor de panificação, promove o “Workshop NR-12 FIPAN 2013”, no dia 24 de julho, no auditório Fiesp do Centro de Convenções e Exposições do Expo Center Norte.
O principal objetivo do evento é orientar os supermercadistas e panificadores sobre o caminho a seguir em consonância à lei, além, claro, de sanar eventuais dúvidas. O Workshop NR-12 FIPAN 2013 vai receber o painel “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”, que contará com palestras ministradas por especialistas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre eles, a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora da Comissão Nacional Tripartite Permanente de Segurança de Máquinas do MTE, Aida Cristina Becker; além do auditor fiscal do Trabalho e membro da Comissão Nacional, Roberto Misturini.
A programação do evento – organizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan), a Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan) e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão) – ainda inclui visita técnica monitorada aos expositores e fabricantes de máquinas e equipamentos.
Tema é destaque na Revista Acontece APAS
A edição de Julho da Revista Acontece APAS, que chega aos associados nesta semana, aborda a NR 12 na seção “Por Dentro da Lei”. A matéria aborda o prazo de adequação à lei e, claro, a opinião dos supermercadistas e entidades envolvidas na tramitação da Norma. A conclusão é unânime: a segurança dos funcionários é primordial, porém, há que se criar mecanismos facilitadores para os comerciantes estarem integrados à lei.
“Os gastos para trocar o maquinário são altos. Temos duas lojas, em Maracaí e Assis. A ideia de aumentar a segurança dos colaboradores é muito bem-vinda, mas precisamos de planejamento”, afirma o diretor dos Supermercados França, João Bernardino de França. Acesse aqui a versão online da revista.
Serviço:
“Workshop NR-12 FIPAN 2013”
Data: 24 de julho
Horário: 10h30
Local: Auditório Fiesp do Centro de Convenções e Exposições do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo