O Galassi Supermercados, de Campinas (interior de São Paulo), conquistou a maior recompensa para um estabelecimento comercial: a lembrança dos consumidores. A 5ª edição da pesquisa “Minhas Grandes Marcas” encomendada pelo Jornal Notícia JÁ, do Grupo RAC de Comunicação, e realizada pelo Instituto Apriori, utilizou a técnica recall, que consiste na primeira marca que vem à cabeça dos entrevistados mediante uma lista de categorias.
No total, a pesquisa de 2013 englobou 400 leitores do Jornal Notícia JÁ, de Campinas e Região, aos quais foi aplicado um questionário estruturado por meio de entrevistas diretas em vários pontos de fluxos de pessoas, no período de 4 a 9 de abril de 2013. Além disso, foram contemplados segmentos de diversas modalidades do comércio, indústria, serviço e economia regional em 57 categorias. Deste montante, 23,38% dos entrevistados escolheram o Galassi Supermercados como a primeira opção na categoria “Supermercados”. A amostra reuniu pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 15 anos, sendo inseridas na chamada “nova classe média” – cuja renda familiar varia entre R$ 1.700 e R$ 5.000.
Com quase 50 anos de história, o Galassi Supermercados – cuja origem deu-se a partir de uma mercearia familiar – conta hoje com quatro unidades em Campinas. Para o diretor da Rede, Natal Galassi, a marca mais lembrada na categoria “Supermercados” da pesquisa reflete os constantes investimentos nos processos de melhoria contínua e busca da satisfação dos clientes. “Parabenizamos todos os clientes e colaboradores pela conquista do primeiro lugar no coração de uma das classes sociais mais importantes do País”, afirmou Natal Galassi.
A pesquisa
De acordo com o jornal Notícia JÁ, a pesquisa proporciona muitos benefícios às marcas, como por exemplo, o conhecimento no que diz respeito ao grau de fixação e força de penetração no imaginário do consumidor. Com isto, é mais fácil mensurar o mercado e os possíveis investimentos em campanhas de publicidade.
Na visão de Regiane Eliza Bigon, gerente comercial do Notícia JÁ, a classe média é “menina dos olhos de ouro” das empresas, uma vez que, atualmente, boa parte do consumo no País está inserido neste grupo de pessoas. “A pesquisa é importante porque aponta o perfil dessa população e mostra o que elas esperam quando vão consumir”, conta. “82% do público do nosso jornal está inserido nas classes B e C, por isso os conhecemos tão bem”, complementa.
O Grupo RAC
Fundado em 1997, o Grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação) tem forte influência perante a mídia impressa do interior do Estado de São Paulo, estando à frente dos jornais Correio Popular, Diário do Povo, Notícia JÁ, Notícia JÁ Ribeirão, Gazeta de Piracicaba e Gazeta de Ribeirão; as revistas Metrópole, Panorama RAC e Panorama Ribeirão; além do portal Rac.com.br. Ainda integram o Grupo a Agência Anhanguera de Notícias (AAN) e a gráfica e bureau GrafCorp.
Leia aqui a reportagem do Jornal Notícia JÁ