Nesta quinta-feira (18 de julho), a Associação Paulista de Supermercados (APAS) recebeu em sua Sede, em São Paulo, a ilustre presença de uma comitiva composta por 19 empresários advindos da África do Sul. O encontro – que contou com a presença do cônsul comercial da África da Sul, Willwm Van Der Spuy – teve o objetivo de estreitar o relacionamento da Associação com os empresários, que vislumbram o setor supermercadista brasileiro como um terreno fértil para investimentos e a realização de novos negócios.
Na ocasião, o gerente de Comunicação e Marketing da APAS, Fabiano Benedetti, acompanhado pela equipe da área Comercial, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou o canal aberto que os empresários podem ter com a Associação. Na sequência, o gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, apresentou a pesquisa “Tendências do Consumidor” (leia aqui na íntegra), divulgada na Feira APAS 2013, em maio passado. A palestra apresentou dados econômicos do País e o crescimento contínuo do setor supermercadista, a fim de auxiliar – e incentivar – os empresários na tomada das decisões.
Mariano ainda destacou que o cenário econômico do País em 2014 deve se assemelhar a 2011, uma vez que o fato do Brasil sediar a Copa do Mundo de Futebol resultará no aquecimento das oportunidades de emprego e, consequentemente, no incremento da renda dos consumidores. Neste contexto, a Feira APAS 2014, sob o mote “Confiança”, comemorará 30 anos de existência e a expectativa da Associação é apresentar novidades e tendências alinhadas ao crescimento contínuo do setor supermercadista, que, em 2012, registrou um faturamento na ordem de R$ 110 bilhões no Estado de São Paulo – o que representou 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Por sinal, o tema da Feira APAS 2014 vai ao encontro dos objetivos dos empresários sul-africanos, que almejam obter a confiança do mercado nacional a fim de disseminar os produtos do país africano – pautados na qualidade, diferenciais e, claro, nos percentuais financeiros vantajosos aos supermercadistas brasileiros.
“Este evento é muito importante para alinhar os interesses dos empresários sul-africanos à atuação da APAS, criando assim uma plataforma de interação, além de conhecer mais sobre o mercado brasileiro e mostrar a qualidade dos nossos produtos”, afirma Jason Engledoe, gerente de Negócios Internacionais da Wesgro, agência que, localizada na Cidade do Cabo (capital da África da Sul), se autointitula como “o primeiro ponto de contato para os compradores estrangeiros, exportadores locais e investidores que desejam aproveitar o potencial de negócios da região”.
Na sequência, Heloisa Melo – da empresa STF Logística – ministrou uma palestra sobre os “trâmites legais para importações ao Brasil” e orientou os empresários sul-africanos na adequação dos produtos às leis vigentes no país, principalmente no que tange à segurança alimentar e saúde. Por fim, o cônsul comercial da África da Sul, Willwm Van Der Spuy, agradeceu o encontro proporcionado pela APAS e reiterou a importância deste tipo de relacionamento. “Agradeço a hospitalidade de todos da Associação e por ter nos proporcionado este encontro. Foi importante para termos mais informações sobre o setor supermercadista brasileiro e desejo que esta relação com a APAS mantenha-se firme”, afirmou.
Troca de relacionamentos
Esta não é a primeira vez que o cônsul Willwm Van Der Spuy visita a Sede da APAS. Ele foi um dos convidados do almoço com a Diretoria Executiva da APAS, realizado no último dia 28 de maio, na Sede da Associação. A África do Sul, aliás, junto com diversos outros países do mundo todo, marcou presença em maio na APAS 2013 – a maior feira supermercadista do mundo –, sendo representada por nove empresas. A APAS 2013 recebeu, no total, 600 executivos internacionais de 51 países, 64.709 visitantes, 3.017 congressistas, e 550 expositores nacionais e internacionais.
Abaixo, a relação das empresas da África do Sul presentes à Sede da APAS e o ramo de atuação:
|
Nome da Empresa |
Setor/Produto |
|
Bayede Marketing |
Vinhos e chá rooibos. A empresa também produz roupas; |
|
Cape Diamond Wines |
Fundada em 2004, a empresa comercializa e engarrafa vinhos premiados, produzidos pela “Lutzville Vineyards” (2ª maior produtora independente de vinhos da África do Sul). Possui ainda negócios com 65 vinícolas e conta com uma área de 2.500 hectares e produção anual de 33 milhões de litros de vinhos; |
|
Citrusdal Wines |
Atua com vinhos, inclusive, com marcas próprias; |
|
Croft Sales/Cape Dreams |
Os vinhos da empresa oferecem excelente custo-benefício para mercados emergentes e desenvolvidos a partir da infraestrutura para fornecer grandes volumes. A vinícola conta com equipamento de última geração e os certificados ISO e HACCP. A empresa também produz um azeite de alta qualidade, que já ganhou diversos prêmios internacionais; |
|
Dzivha Trading |
Vegetais e ervas secas; |
|
Great Heart Africa Foods |
Molhos de pimentas (8 tipos), chutneys e outros molhos típicos sul-africanos, além de condimentos e óleo de abacate; |
|
Kanu Wines |
Trata-se de um produtor de boutique de vinhos, com uma gama de produtos que abrange 17 rótulos, comercializados para vários mercados, em especial o sul-africano. Os vinhos da empresa são reconhecidos pela alta qualidade, consistência e preços competitivos, sendo que 30% da produção é exportada; |
|
Koopmanskloof Wines |
Produtor de 2,5 milhões de litros de vinho, sendo comercializados em garrafas ou a granel. Também conta com marcas próprias. Cultivares de vinhos tintos (Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinotage, Shiraz, Ruby Cabernet e Carignan and Roobernet) e cultivares de vinho branco (Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Semillon and Chardonnay). Os vinhos podem ser vendidos em garrafas ou a granel e também com marcas próprias; |
|
Montagu Dried Fruit |
Frutas secas: damascos, pêssegos, nectarinas e peras; |
|
Mpilende Foods |
A empresa fabrica produtos alimentícios fortificados e baseados em nutrição. Os produtos foram certificados com a maioria das agências internacionais de gerenciamento de qualidade e de vigilância sanitária, incluindo o ISO9001 (2008), FDA, HACCP, entre outros. |
|
Robsinson & Sinclair |
A empresa, que possui 10 anos de experiência e, atualmente, conta com 85 importadores, atua como representante para 16 vinícolas familiares. Possui diversas qualidades de vinhos, até os premiados internacionalmente, tais como Decanter, Parker & Wine Spectator; |
|
Signature Brands |
Vinho engarrafado e azeite de oliva; |
|
Sunshine Dunes Trading |
Sucos de frutas; |
|
Thandi Wines |
Trabalha com 17 tipos de vinhos de qualidades e preços variados – branco, tinto, rose e espumante, sendo três marcas diferentes: Thandi, Kumkani e 10 Chapters; |
|
Trajan Wines |
Vinhos engarrafados ou a granel; |
|
Wesgro |
Promoção de negócios e investimentos; |
|
Zam Brands |
Chá, café, milk shakes, sucos concentrados instantâneos, temperos e condimentos. |
