A seção de hortifrúti é responsável, geralmente, por 10% do faturamento de uma loja de supermercado. Esta informação norteia o conteúdo do curso “Gestão de Hortifrúti”, que organizado pela Escola APAS, foi realizado no dia 17 de julho, na Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo. Voltado a gerentes, encarregados e supervisores, o treinamento teve por objetivo a preparação destes profissionais por meio das responsabilidades e competências exigidas, tais como a execução de estratégias e o entendimento sobre mix de margem, família de custos, adequações de mix ou sortimento, margem de contribuição, perdas, entre outras temáticas.
O curso foi ministrado pelo consultor Emílio Carlos Fernandes, que, a partir de uma aula expositiva – combinada com cases de sucesso e exercícios – orientou os supermercadistas no que diz respeito ao plano de ação e planejamento estratégico na estruturação da seção. “Não adianta só fazer determinada ação, tem que entender o porquê de sua execução e qual será o resultado final”, afirma Fernandes.
Entre os temas abordados, o consultor apresentou um panorama sobre o cenário atual dos hortifrútis; noções de compra (como comprar, conhecimento e identificação do produto, época, sazonalidade e oportunidade); transporte, armazenamento e preparação dos produtos; planejamento estratégico; além das despesas variáveis, despesas comerciais e custos fixos. Rodrigo Gonzalez, diretor do Supermercado Líder, de Campinas, ressaltou a importância do curso. “Mediante uma seção tão importante dentro da loja, este treinamento é essencial para aumentar o conhecimento e profissionalizar a gestão do setor”, disse.
A preocupação em incrementar a seção dentro da loja fez com que o diretor viesse acompanhado do encarregado Gustavo Gonçalves. O profissional, que já participou de outro curso oferecido pela Escola APAS, também aprovou o conteúdo ministrado na aula. “Me surpreendi com a importância da seção de hortifrúti dentro da loja e, também por este motivo, o aprendizado foi muito valioso. Vamos levar as informações aos outros funcionários a fim de melhorar a gestão da seção e trazer mais clientes à loja”, afirmou.
Participaram do curso representantes dos seguintes supermercados associados: Quitanda, Berton, Líder, Hortarias, Flamengo, Precito e Negreiros.