Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Grupo Martins, uma das maiores redes do setor de atacado do Brasil, promoveu o “Smart Day” no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. O evento, organizado pela Universidade Martins do Varejo, comemorou 60 anos de fundação do Grupo em 2013 e teve por objetivo promover o desenvolvimento e crescimento sustentável do filiado Smart Supermercados. Estiveram presentes supermercadistas, grandes fornecedores, colaboradores e a equipe de vendas do Martins.
Na ocasião, o fundador do Grupo Martins, Alair Martins do Nascimento, fez a abertura do “Smart Day”. O empresário agradeceu a presença de todos e enalteceu o árduo trabalho ao longo de todos esses anos. “Começamos bem pequenos e, com muita seriedade e trabalho, alcançamos 60 anos de história e muito sucesso. Nosso objetivo é sempre proporcionar o melhor atendimento, então, aproveitem este dia”, afirmou.
Na sequência, o diretor geral do Grupo, Walter Faria, assumiu a palavra, ressaltando a importância da participação de todos os presentes e, inclusive, agradeceu a Associação Paulista de Supermercados (APAS) – representada no Auditório do Espaço APAS pelo superintendente Carlos Corrêa – por fazer parte deste momento importante da empresa. “Quero agradecer a presença dos supermercadistas; nossos colaboradores; equipe de vendas; além, claro, dos fornecedores que – parte integrante do desenvolvimento do Grupo – estão expondo os produtos hoje com ações promocionais”, falou.
Faria ressaltou a importância do conceito “vender mais e melhor”, com foco em ações no que tange à gestão do negócio, tais como agregar valor aos produtos, reter o cliente na loja, aumentar o tíquete médio de vendas, realizar um planejamento estratégico mais preciso em relação à exposição dos produtos nas seções, reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a relação com os fornecedores, para que o resultado seja uma operação mais simples e dinâmica. “Temos que ser eficientes, agregar valor e não apenas pensar no volume de vendas, pois é importante que o crescimento seja acompanhado da rentabilidade, o que, inclusive, eleva o fluxo nas lojas”, explicou.
Grandes fornecedores expuseram os produtos no hall de entrada do Espaço APAS Centro de Convenções e ofereceram ações promocionais aos supermercadistas presentes. São eles: Colgate, Fusion – Energy Dink, Procter & Gamble, Unilever, JBS Friboi, Nadir Figueiredo, Montevérgine, Iveco, Frupic Nector, Prudence e Manikraft.
O Grupo Martins
O ano de comemoração também se expandirá ao campo do faturamento, uma vez que o Grupo Martins prevê fechar 2013 com o melhor resultado de toda a sua história: R$ 4,2 bilhões. O resultado é fruto de uma estrutura completa e gestão dos profissionais que lá trabalham – um total de 4.500 colaboradores e mais 4.100 integrantes da equipe de vendas. Com cinco unidades regionais de negócios e um grande centro de armazenagem e distribuição, o Grupo criou o Tribanco – que identifica as necessidades financeiras dos potenciais clientes e oferece crédito aos empresários; uma universidade corporativa para fornecer soluções de gestão e tecnologia; uma empresa de cartões para soluções de crédito aos consumidores; uma corretora de seguros para soluções de proteção do patrimônio e dos ativos; e um portal de e-commerce para aproximar os clientes.
Além disso, a companhia dispõe de uma central de vendas pelo telefone para as soluções de rapidez e facilidades para compras e contato direto do cliente com a empresa; além do Smart Supermercados, rede de varejo que promove a eficiência em marketing e operações aos filiados – um total de 800 lojas. Presente em quase 600 cidades em 21 estados do País, o Smart conta com 22 mil colaboradores. Segundo ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), em parceria com a Nielsen, em 2012 o Grupo Martins, de Uberlândia (MG), registrou uma receita de R$ 3,8 bilhões.
Abertura da Feira APAS 2013
O fundador do Grupo Martins, Alair Martins do Nascimento, ministrou palestra inaugural na Feira APAS 2013, no dia 6 de maio deste ano, para uma plateia composta por supermercadistas de todo o Brasil. O empresário contou aos presentes a sua experiência adquirida ao longo de 60 anos de trabalho no segmento atacadista-distribuidor. “Fiquei encantado com o comércio da cidade de Uberlândia, onde meus tios atuavam. Esse era o meu objetivo”, contou o empreendedor. Ele também confessou seu sonho: “quero perpetuar o Grupo”.