Tão logo foi anunciada a criação da Academia ABRAS – APAS – McKinsey de Varejo, e o treinamento voltado ao setor supermercadista já registrou as primeiras inscrições: trata-se das redes de supermercados Laranjão – que conta com lojas nas cidades de São José do Rio Preto, José Bonifácio e Bebedouro – e Violeta, presente na capital paulista. Sob o mote principal “Estratégia de Categorias”, o primeiro módulo do treinamento contemplará algumas temáticas, tais como a proposta de valor do supermercadista e o papel das categorias, alocação de espaço, sortimento e preço, além dos objetivos financeiros.
Com carga horária de 48 horas – dividida em seis dias (8h cada) -, o treinamento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, 16 e 17 de outubro e 26 e 27 de novembro, na Sede da APAS, em São Paulo (Rua Pio XI, número 1.200 – Alto da Lapa). O conteúdo será apresentado aos supermercadistas por meio de palestras com exemplos práticos, exercícios em grupo e dinâmicas, sendo que, ao final do treinamento, os participantes terão realizado um plano de trabalho para aplicação em outras lojas.
A Rede Violeta inscreveu cinco funcionários das equipes operacionais e comerciais, sendo dois diretores, um gerente e dois compradores. O diretor da rede, José Eduardo de Carvalho, destaca a importância do treinamento para o desenvolvimento da equipe em prol do melhor atendimento aos consumidores. “Estes dois departamentos se completam, então, enxergamos a necessidade de aprimoramento e o aprendizado de novas ferramentas, cujo objetivo é aumentar a margem de contribuição e, claro, melhorar a qualidade do serviço ao consumidor final”, afirma.
A Academia de Varejo
Idealizada pelo APAS e, por intermédio da Escola APAS, a Academia ABRAS – APAS – McKinsey de Varejo foi desenvolvida com o objetivo de buscar o aprimoramento de profissionais dos níveis gerencial e executivo que atuam no setor supermercadista, por meio de um processo diferenciado de capacitação – que proporcionará a identificação de oportunidades e implementação de iniciativas por parte do próprio profissional.
“O intuito é melhorar o desempenho do varejo brasileiro e fomentar a excelência da prestação de serviços aos clientes”, diz o presidente da APAS, João Galassi. O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, segue a mesma linha de raciocínio e complementa. “A ABRAS trabalhará em conjunto com a APAS e a consultoria McKinsey para levar as melhores ferramentas estratégicas de gestão às lideranças do setor, sempre com foco no desenvolvimento do setor e com o melhor atendimento aos consumidores”.
A parceria foi firmada em 6 de maio, durante a solenidade de abertura da Feira APAS 2013, e assinada pelos presidentes João Galassi e Fernando Yamada, e por Ari Kertesz, da McKinsey (foto acima). “Diretores e gerentes das redes de supermercados associados da ABRAS e APAS terão acesso a treinamentos que envolvem temas estratégicos. Com isso, facilitamos ainda mais o acesso à capacitação do setor”, afirma o diretor de T&D da APAS, Pedro Celso Gonçalves.
Inscrições abertas
Os colaboradores dos supermercados associados à Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e à Associação Paulista de Supermercados (APAS) podem preencher o formulário de inscrição on-line até o dia 17 de setembro, por meio do Portal APAS (www.portalapas.vibezz.com.br) ou pelo link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2608&cod_pai=1182. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Central APAS de Relacionamento, no telefone (11) 3647-5000.
A McKinsey
Com mais de oito mil consultores em cerca de 100 escritórios, localizados em mais de 50 países, a McKinsey & Company é uma consultoria internacional que auxilia empresas líderes e organizações a promover melhorias substanciais e sustentáveis no desempenho das atividades, levando-se em consideração as questões estratégicas, operacionais, organizacionais e tecnológicas.