A ABAD 2013 – 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International, evento que se encerrou na última quinta-feira (8 de agosto), contemplou a apresentação de um levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que, realizado com empresas que representam 21% do faturamento do setor, registrou um aumento de 3,4% por parte do setor atacadista distribuidor – em comparação ao mesmo período de 2012.
O dado vai ao encontro da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), que em abril deste ano, previu um crescimento de 3,5% para o setor neste ano. “A expectativa do atacadista distribuidor está em linha com o desempenho de vários setores ligados ao varejo alimentar. A economia vive um período de volatilidade, mas está se recuperando. Nossa previsão, de acordo com o histórico do setor, é de crescimento mais acentuado no segundo semestre”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Lopes Filho.
O otimismo da ABAD também está relacionado aos dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que constatou um aumento de 2,99% nas vendas em 2013, levando-se em consideração o primeiro semestre de 2013 contra o ano anterior. A Serasa Experian também apontou evolução na mesma base de comparação. O indicador de atividade do comércio da entidade registrou alta de 6,1% no crescimento do varejo alimentar.
Outras questões estão relacionadas à expectativa de crescimento, tais como as datas sazonais do segundo semestre, a desoneração dos produtos da cesta básica e o possível controle da inflação. “Preços reduzidos significam maior giro de estoque para as empresas e maior benefício ao consumidor final”, diz José do Egito. “Ao repassar a redução de preços para o varejo, prevemos que o aumento no volume de vendas compense a queda em valor, o que nos deixa otimistas em relação ao segundo semestre”, complementa.
Assaí Atacadista é eleito melhor atacadista de SP
O último dia da ABAD 2013 também contemplou a entrega do Prêmio “Melhor Atacadista Distribuidor do Estado de São Paulo”, que, promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e coordenado pela Nielsen, homenageou o Assaí Atacadista. “Esta premiação nos deixa orgulhosos, especialmente porque fomos eleitos pelos nossos clientes, aos quais temos a missão de servir bem”, destaca o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.
Com 68 lojas, 10 mil colaboradores e presente em 12 estados brasileiros, o trabalho diário do Assaí Atacadista está predominantemente voltado aos micro e pequenos empreendedores, com foco em preços competitivos, mix de produtos adequados ao perfil do público da região – seis mil itens, entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas -, além de serviços agregados que ajudam no desenvolvimento do negócio dos clientes.