Com 12 lojas na cidade de São Paulo, o St. Marche pauta a oferta dos seus produtos para as classes A e B. Agora, a rede de supermercados traçou um ambicioso plano para expandir o negócio na capital paulista: o objetivo é contar com 30 lojas, em 30 diferentes bairros, até 2017. Há cinco anos, a rede pretendia chegar às mesmas 30 lojas já em 2014. O sócio Victor Leal “culpa” o encarecimento no preço dos terrenos para a não concretização do objetivo.
“O problema é que está difícil achar pontos, e quando encontramos um terreno, ele nem sempre é viável financeiramente”, explica. Para que o plano não falhe dessa vez, o St. Marche conta com o aporte de sócios e investidores – tanto locais quanto estrangeiros -, sendo que a concretização do projeto de expansão também impactará postivamente o faturamento, uma vez que as 30 lojas proporcionariam um ganho de R$ 1 bilhão em 2017.
Para isso, a rede terá que manter, no mínimo, a média de vendas mensais das suas lojas – que varia entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões. No primeiro semestre, se levarmos em consideração apenas as unidades abertas há mais de um ano, a companhia cresceu 15% – o que resulta na estimativa de fechar o ano com receita na faixa de R$ 400 milhões.
Outro anseio da rede, após 2017, é expandir o negócio para fora da capital paulista. Na visão dos sócios do St. Marche, algumas cidades do litoral e interior de São Paulo, tais como São José dos Campos, Campinas, Guarujá e Santos, contemplam chances de receber unidades nos próximos anos.
Eataly em 2014
O St. Marche está negociando para inaugurar, em 2014, uma unidade da rede italiana de supermercados e restaurantes Eataly. Apesar de divulgar essa intenção desde fevereiro deste ano, o acordo final ainda não foi fechado, nem foi decidido o local onde ficará a loja. Com 22 lojas espalhadas pelo mundo, inclusive em Tóquio (Japão) e Nova York (Estados Unidos), a rede foca as atividades na culinária italiana de alta qualidade a preços justos, sendo o ambiente das lojas integra a compra e degustação dos produtos por parte dos clientes.
A loja, inclusive, será um dos locais a ser visitado pelos supermercadistas associados que integrarão a Viagem Técnica APAS Nova York, a ser realizada entre os dias 23 e 28 de agosto (leia mais aqui).
Legenda da foto acima: os sócios do St. Marche, Victor Leal e Bernardo Ouro Preto
Fonte: Valor Econômico