O mercado de trabalho nos diversos ramos de atividades apresenta duas dificuldades: a falta de mão de obra qualificada e a alta rotatividade dos colaboradores. O setor supermercadista não foge à regra. Neste contexto, as diretorias de Economia e Pesquisa e de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Associação Paulista de Supermercados (APAS) desenvolveram a Pesquisa Salarial 2013, que, nesta 2ª edição, chega com exclusividade às mãos dos associados que responderam ao questionário e se identificaram.
Os dados enviados pelos supermercadistas foram compilados e o material completo tem por objetivo auxiliar os gestores no que diz respeito ao melhor planejamento sobre a gestão e contratação de pessoas. “Com a Pesquisa Salarial, é possível ter parâmetros para gerir de forma eficiente o plano de cargos e salários dos colaboradores, bem como melhorar o desenvolvimento dos profissionais, o que diminuirá o turnover nas lojas”, afirma o vice-presidente e diretor de T&D da APAS, Pedro Celso Gonçalves.
Vale ressaltar que os dados são confidenciais e as faixas salariais apresentadas para cada cargo representam a média regional, sendo que este número pode variar por região e de acordo com o tamanho da empresa. “Agradecemos a participação dos associados. O material será um poderoso instrumento na tomada de decisões estratégicas na área de recursos humanos”, explica o vice-presidente e diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias, também responsável pela pesquisa.
Novidades para 2013
A segunda edição da Pesquisa Salarial, realizada pela APAS junto aos associados, apresenta novidades. No questionário de perguntas, por exemplo, os supermercadistas puderam explanar suas opiniões balizadas em duas novas perguntas: “O que mais atrai os colaboradores a trabalhar em uma loja de supermercado?” e “O que mais retém o colaborador na loja?”. O material também foi desenvolvido de forma mais ilustrativa, o que facilita a leitura e o entendimento por parte dos associados.
Outra novidade fica por conta da inclusão de novos cargos pesquisados – 23 no total – contra os 15 do ano passado. São eles: operador de caixa, fiscal de caixa, empacotador, entregador, repositor, estoquista, confeiteiro/doceiro, padeiro, açougueiro, operador de frios e laticínios, operador de hortifrúti, gerente regional, gerente de loja, subgerente de loja, gerente de setor, encarregado geral (líder geral), encarregado de perecíveis (líder de perecíveis), encarregado de mercearia (líder de mercearia), encarregado de bebidas (líder de bebidas), encarregado de FLV (líder de FLV), cartazista, motorista e comprador.
Participe da próxima edição
Você, supermercadista, que ficou de fora da 2ª edição da Pesquisa Salarial, fique atento aos canais de comunicação da Associação, como o Portal APAS e as redes sociais (Facebook e Twitter), pois em breve serão divulgadas informações sobre a 3ª edição deste levantamento. Não deixe de participar e usufrua deste benefício exclusivo aos associados.
