De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos (pessoas com 65 anos ou mais) cresce a cada pesquisa no Brasil – agora equivale a 7,4% da população contra 4,8% em 1991. Neste contexto, a rede de supermercados Savegnago realizará uma ação inédita no interior de São Paulo: nesta quarta-feira (28 de agosto), a loja 17 – localizada em Ribeirão Preto – proporcionará aos clientes mais jovens a oportunidade de vivenciar um pouco as dificuldades enfrentadas pelos idosos no momento da compra.
A simulação, que já ocorreu em algumas capitais brasileiras, disponibilizará aos mais jovens alguns acessórios que dificultarão as mais variadas situações durante a compra, como por exemplo óculos que implicam na piora da visibilidade e luvas que comprometem a firmeza das mãos. “Escolhemos a loja 17, pois ela apresenta maior movimentação da população idosa”, explica o gerente de Trade-MKT da rede Savegnago, Valdir Ribeiro.
Segundo ele, a simulação também servirá para escutar os idosos acerca das dificuldades no dia a dia das compras, bem como conscientizar as pessoas no auxílio a esses consumidores. “Nosso objetivo é também aprimorar cada vez mais o atendimento e condicionar a exposição dos produtos, de modo que facilite as compras para essa parcela da população, que, mesmo com a idade mais avançada, ainda tem vida ativa”, acrescenta o executivo.
Para a realização da simulação, a rede Savegnago de Supermercados conta com a parceria da Kimberly-Clark, empresa que atua no segmento de produtos para higiene e bem-estar.