Nesta quarta-feira, 18 de setembro, foi dado o pontapé inicial para a Feira de Centrais de Negócios APAS – FCN 2013, que, em sua oitava edição trouxe à Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, 15 centrais apoiadoras e 20 fornecedores do setor supermercadista. Na abertura do evento, a vice-presidente da APAS e diretora de Centrais de Negócios, Lúcia Morita, destacou o trabalho realizado e o consequente fortalecimento do relacionamento com as empresas da indústria, o que proporciona maior vantagem competitiva para ambas as partes.
Além disso, Morita abordou o desenvolvimento e lançamento da marca própria “Sou fã”, que até o fim do ano será comercializada por meio de produtos das categorias de alimentos, higiene e limpeza, estando disponível em 160 lojas do Estado de São Paulo. “Nosso crescimento depende da capacidade de entender as diferenças para ampliarmos as visões de negócios e, consequentemente, trazer uma maior conexão com os nossos parceiros”, afirmou ela.
Na sequência, o consultor credenciado do SEBRAE-SP e diretor da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Empreendedor (SBDE), Mauro Pedro Lopes, realizou uma palestra aos presentes. Além de apresentar o curso Empretec – projeto da ONU implantado pelo sistema SEBRAE, que visa fomentar a criação e o desenvolvimento das empresas por meio da capacitação dos empreendedores -, o consultor abordou a atitude do empreendedor frente ao negócio, com destaque para a grande atuação de mulheres e jovens.
“A atitude do empreendedor frente às dificuldades gera o sucesso empresarial. Aproveitem este evento para praticar a persuasão e a autoconfiança nas reuniões de negócios”, ressaltou Lopes. Segundo ele, o desenvolvimento econômico do País está diretamente relacionado aos empreendedores, uma vez que estes geram renda e empregos, além de enfrentar as dificuldades existentes para se abrir um negócio, tais como recursos financeiros, educação formal/informal e influências externas.
Palavra do presidente
O presidente João Galassi marcou presença no evento e ressaltou a importância de todos os presentes no desenvolvimento do setor supermercadista paulista. Segundo ele, eventos desta magnitude possibilitam o desenvolvimento sustentável das Centrais de Negócios, que, desta forma, aprendem a maneira de aumentar as vendas, ampliar o mix de produtos e atender melhor os clientes -, ao mesmo tempo em que fortalecem as relações de confiança com empresas parceiras. “Agradeço a presença dos fornecedores e das centrais participantes. Façam bons pedidos e bons negócios”, afirmou o presidente.
Na oportunidade, Galassi ainda destacou o faturamento das Centrais de Negócios do Estado de São Paulo, de cerca de R$ 3,5 bilhões, e abordou a Viagem Técnica Internacional APAS à Nova York, que aconteceu em agosto passado, onde pôde conhecer a Wakerfern Food Corporation – a maior cooperativa de supermercados nos EUA, que representa um excelente exemplo de associativismo. O presidente da APAS aproveitou para lançar um desafio às Centrais de Negócios APAS. “Invistam também na retaguarda de lojas (nas centrais distribuidoras e depósitos), além do ponto de venda”, concluiu.
Rodadas de negociações
A Selovac é um dos fornecedores que participam da FCN 2013. A empresa, que comercializa máquinas de embalagem a vácuo, é estreante no evento e, logo de cara, as impressões foram as melhores possíveis. “É importante estarmos mais perto dos supermercadistas, uma vez que este setor representa, aproximadamente, 25% de nossos negócios”, afirma o executivo de contas Renaldo Lonat Junior. A empresa, inclusive, já confirmou presença na Feira APAS 2014, que, sob o tema “CONFIANÇA – Fundamento do time campeão”, será realizada entre os dias 5 e 8 de maio. “A edição 2013 foi ótima e trouxe bons negócios para a empresa”, complementa.
A empresa Método Lar iniciou as atividades com a produção e distribuição de guardanapos. Atualmente, várias linhas de produtos são comercializadas, tais como cabides, suportes para coador de papel, coadores de papel e potes plásticos, com foco nos facilitadores de cozinha. “Trata-se de uma boa oportunidade para estreitar o relacionamento com as Centrais”, conta o gerente comercial da empresa, Wagner Pavani.
O evento, obviamente, também traz benefícios aos supermercadistas. É o caso da Rede Litoral, que, sediada em São Vicente (Baixada Santista), esteve presente em todas as edições da Feira de Centrais de Negócios. O gerente comercial da Rede, Laércio Liberato, falou com o Portal APAS após uma das rodadas de negociações. “A FCN é importante para estarmos mais perto da indústria, que chega com força, qualidade e preços competitivos, o que traz benefícios aos supermercadistas e, claro, ao consumidor”, explica.
Leia mais:
Feira de Centrais de Negócios APAS: conheça os participantes
Legenda da foto acima: Rodadas de negócios entre as Centrais e os fornecedores