Há exatos dois anos, uma ação de suma importância ao setor do varejo saía do papel e estreitava a relação de confiança entre consumidores e redes de supermercados. Trata-se da campanha “De Olho na Validade”, que, idealizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e pelo Procon-SP, torna o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta acerca dos produtos com prazo de validade expirado. Neste caso, o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade.
“Esta campanha tem dois objetivos: conscientizar o consumidor para que se atente aos rótulos dos produtos e mostrar a preocupação dos supermercados em desenvolver ações que possam trazer mudanças no comportamento do consumidor”, afirma o presidente da APAS, João Galassi.
Após dois anos de implantação, o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS, Paulo Pompilio, avalia que a campanha “De Olho na Validade” melhorou significativamente as operações dos supermercados no Estado. “O consumidor passou a ter mais segurança nos alimentos que consome. O aspecto positivo, para o Procon-SP, é que a entidade atingiu seus objetivos de órgão fiscalizador. Para o varejo, o avanço é alcançar melhora nos seus processos”, diz.
Redução do número de reclamações
Os benefícios da campanha também podem ser notados na prática, uma vez que, além da maior confiança dos consumidores em relação aos supermercados, o Procon-SP – órgão fiscalizador – registra a diminuição das reclamações por parte dos consumidores. “Os resultados e a eficiência da medida estão comprovados. A iniciativa diminuiu o número de reclamações no Procon-SP, já que o próprio consumidor passou a prestar mais atenção nas etiquetas dos produtos que levam para casa. O caminho que vemos agora é a melhoria contínua”, afirma Marcio Milan, responsável pela implantação da campanha – à época como diretor de Segurança Alimentar da APAS, cargo ocupado hoje por Paulo Pompilio. Ele diz que a adoção dos recursos tecnológicos vai ajudar no crescimento da medida. “A validade dos produtos pode ser identificada no momento em que forem registrados no checkout”, completa.
Para o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a campanha é uma medida educativa que traz benefícios à população, uma vez que aprimora o mecanismo de controle para a questão dos produtos com prazo de validade vencido pelos supermercados, além de trazer uma compensação imediata ao consumidor que se depara com o problema. Mas é importante dizer que o Procon-SP cumpre normalmente seu papel fiscalizador. “Independentemente da ação, o órgão mantém o seu trabalho de fiscalização, combatendo e punindo as práticas que desrespeitam os direitos dos consumidores”, afirma.
O sucesso da campanha também pode ser medido pela disseminação da mesma a outros Estados do País, onde diversas associações estaduais de supermercados implantaram tal ação junto aos seus associados. São elas:
Nome da Associação | Data de implantação da campanha |
Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) | dezembro de 2011 |
Associação Pernambucana de Supermercados (APES) | fevereiro de 2012 |
Associação Mineira de Supermercados (AMIS) | maio de 2012 |
Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) | junho de 2012 |
Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) | julho de 2012 |
Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) | agosto de 2012 |
Associação Goiana de Supermercados (AGOS) | novembro de 2012 |
Associação Sergipana de Supermercados (Ases) | dezembro de 2012 |
Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) | março de 2013 |
Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) | julho de 2013 |
*A Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) e Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) pretendem implantar a campanha junto aos associados, porém, ainda não há previsão de início.
A campanha não pode parar
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) ressalta a importância dos associados continuarem a divulgar a campanha “De Olho na Validade” nas lojas. O regulamento e os materiais de divulgação podem ser acessados aqui.