A Campanha “De Olho na Validade” – medida compensatória de curto prazo, idealizada a partir da parceria entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP – completou dois anos no dia 1º de outubro. A ação estreita a relação de confiança entre consumidor e redes supermercadistas, na medida em que há o alerta sobre os produtos com prazo de validade expirado nas gôndolas. Neste caso, a campanha presume que o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade. Em entrevista à Rádio CBN-Ribeirão Preto, o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS, Paulo Pompilio, explicou que a campanha preenche um gargalo do setor do varejo.
“A campanha foi idealizada com o objetivo de melhorar a atividade do varejo. É claro que não deve acontecer de um produto ser encontrado na gôndola com prazo de validade expirado, entretanto, o trabalho é humano e pode ocorrer uma falha operacional no momento da substituição do mesmo, ainda mais quando falamos em perecíveis manuseados, que possuem um prazo mais curto de validade. Após a substituição realizada na gôndola, o produto vai para descarte e, obviamente, esta operação tem que funcionar corretamente. Caso não funcione, o consumidor também passa a ser um fiscal em consumir algo melhor”, explica Pompilio.
Entretanto, o vice-presidente da APAS esclarece que o Procon-SP mantém o trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais, independente do porte e da adesão à campanha (a APAS orienta todos os associados a manterem ativa a mesma nas lojas). Neste contexto, o foco está diretamente relacionado à educação e ao treinamento dos colaboradores. “O percentual de produtos encontrados com validade expirada nas lojas é muito baixo”, conta Pompilio. Segundo ele, o sucesso da campanha “De Olho na Validade” pode ser mensurado pela redução significativa das autuações por parte do Procon-SP. “Os números mostram que as autuações diminuíram em mais de 95%”, conclui.
Leia mais aqui
APAS celebra dois anos da Campanha “De Olho na Validade”