Com a alegria típica dos momentos de conquista, as alunas da primeira turma do curso de manicure e pedicure, oferecido gratuitamente pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), no Centro de Referência em Assistência Social do Conjunto ‘Mário Augusto Ribeiro’ (Cras – Promorar) de Votorantim, receberam os certificados que as habilitam a exercer a atividade profissionalmente. A formatura foi realizada na tarde desta segunda-feira (7 de outubro), marcando para muitas delas o início de uma nova etapa de vida.
O curso ‘Mãos Feitas APAS’ foi oferecido pela APAS Regional Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Geração de Renda (Seci). Finalizada a primeira turma, a entidade já confirmou a realização de mais duas edições do curso na cidade, no Centro de Assistência Social (CAS) Fornazari e no Cras do Jardim Novo Mundo, ambas com turmas já completas e também inscritas em fila de espera.
“Quando a diretoria regional da APAS nos procurou com a proposta do curso, ficamos muito satisfeitos por perceber que se trata de um programa bem preparado, com planejamento e um cronograma que capacita as alunas e abre novas oportunidades para complementação da renda familiar”, comentou a secretária da Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer Rodrigues, durante a formatura.
O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, também esteve presente e participou da entrega dos certificados. “O conhecimento é um bem muito valioso. Mesmo que alguém não venha a trabalhar nesta área, já se considere uma vencedora por ter tomado essa iniciativa, por ter aprendido algo novo e que pode abrir portas”, destacou. A diretora de Responsabilidade Social da APAS Regional Sorocaba, Fabiana Malucho Tozi, coordenou a cerimônia de formatura, que também contou com a presença da vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico.
Conquistas e oportunidade
“Este é o primeiro certificado que eu recebo. Meu pai faleceu há um ano e deve estar muito orgulhoso de mim onde estiver”, revelou a dona de casa Vanderléa Leal Ribeiro, uma das aplicadas alunas que se tornou manicure. Para ela, cada aula foi importante – seja pelas técnicas ensinadas, os cuidados a serem tomados e a construção da formação das profissionais.
“Todas achavam que sabiam um pouquinho. O curso transformou tudo e, agora, me sinto muito mais segura para atender uma cliente”, explicou Vanderléa, que fez as unhas de duas colegas de turma e de uma prima. Olívia Ferreira Medeiros também já está inserida na prática da profissão, sendo que a filha foi a primeira “cliente”. “Vamos continuar aprendendo. O curso foi muito bom e conhecemos a professora, que é competente para ensinar”, destacou. A multiplicadora Sônia Rodrigues Ramos foi homenageada pela aluna Vera Lúcia Costa, que representou todas as outras participantes.
Com o curso concluído e um kit completo fornecido pela APAS Regional Sorocaba (por meio de uma parceria com a empresa Risqué) – que contém utensílios, produtos e instrumentos para o início do trabalho -, as alunas esbanjam otimismo com oportunidades futuras de trabalho. “Proprietários de salões da cidade já entraram em contato conosco para pedir informações sobre as alunas que estão se formando. O mercado da beleza está em crescimento e, certamente, haverá oportunidades para todas. Desejamos sucesso a vocês”, ressaltou a diretora regional de Responsabilidade Social da APAS, Fabiana Malucho Tozi.
Foto: Evenize Batista
