Na última segunda-feira (11 de novembro), a Associação Paulista de Supermercados (APAS) Regional Bauru realizou a cerimônia de formatura da primeira turma do curso “Mãos Feitas APAS” na cidade. Estiveram presentes no evento, que contemplou 21 alunas com o certificado de conclusão do curso, o diretor da APAS Regional Bauru, Emerson Svizzero, e a diretora regional de Responsabilidade Social, Luciana Sgavioli Fernandes. Durante o curso, as alunas receberam conhecimentos técnicos de manicure e pedicure, informações sobre esterilização e manutenção de materiais, noções de custos e também dicas de etiqueta, comportamento e higiene pessoal.
A diretora regional de Responsabilidade Social, Luciana Sgavioli Fernandes, destaca o empenho das participantes que, durante o curso, acompanharam atentas às orientações da capacitadora e deixaram uma mensagem de garra e dedicação. “Participar da realização dos projetos é muito gratificante, pois todas nós aprendemos. Elas nos ensinam também e esta é a troca mais importante dos projetos desenvolvidos pela APAS: a troca de experiências que nos prepara para vida”, disse.
De acordo com a capacitadora do projeto em Bauru, Maria Inês dos Reis, o resultado do curso foi muito positivo. “A maioria das alunas nunca trabalhou na área, algumas não sabiam nem manusear um alicate. Agora, elas aprenderam e são profissionais, basta continuar praticando”, elogia a capacitadora. Ela garante que as aulas colaboraram com o objetivo do projeto – que é de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho as alunas, a fim de gerar uma fonte de renda segura e também resgatar a autoestima e cidadania.
A visão das participantes
Mais do que uma capacitação, o projeto “Mãos Feitas APAS” oferece uma oportunidade para que as mulheres iniciem na carreira ou atualizem seus conhecimentos. A aluna Michele Andressa Petrolli, 31 anos, conta que sempre quis ser manicure e, com o projeto “Mãos Feitas APAS”, conseguiu realizar seu sonho. “Tenho filhos pequenos e com essa formação posso trabalhar em casa e escolher meus horários. Então, esperei bastante até conseguir uma oportunidade e, quando surgiu, conquistei. Agora vou trabalhar e cuidar da minha família”, comenta ela.
Já a aluna Celina Moreno Lira, 43 anos, procurou fazer o curso para se aprimorar. “Nunca trabalhei em salão, sempre fiz a unha das amigas e vizinhas em casa, porém, precisava aprender mais. No curso, consegui isso e ainda aprendi coisas novas, como novas técnicas de higiene”, explica.
Novos projetos na cidade
O diretor da APAS Regional Bauru, Emerson Svizzero, afirmou que a união dos associados locais tem o objetivo de ampliar o apoio aos projetos de responsabilidade social da Associação, a fim de atender um número cada vez maior de pessoas, por meio de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Em 2013, a APAS Regional Bauru também promoveu o curso do projeto “Forno e Fogão APAS” e, para ampliar seu alcance, já possui projetos engajados para o próximo ano, dentre eles Vaga Certa, Ação de Arrecadação, Via Rápida Emprego e Alimentação Saudável. “Queremos ampliar o número de vagas e trazer outros projetos sociais para as comunidades de Bauru e região”, conta a diretora Luciana Sgavioli.
O projeto “Mãos Feitas APAS”, da Diretoria de Responsabilidade Social da Associação, já capacitou mais de 3.000 mulheres e conta com o apoio da empresa Risqué que, ao término de cada curso, doa kits profissionais às alunas.

Legenda da foto acima: Emerson Svizzero (diretor da APAS Regional Bauru), Luciana Sgavioli Fernandes (diretora de Responsabilidade Social da APAS Regional Bauru) e Maria Inês dos Reis (capacitadora) com as alunas do curso
