Um dado alarmante para o comércio, em especial os supermercadistas: segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, em todo o país, 1,96% dos cheques compensados no mês de outubro. O percentual supera o mês de setembro (com 1,81% de devoluções) e o outubro de 2012, com 1,94%. No acumulado do ano (janeiro a outubro), houve 2,01% de cheques devolvidos – percentual menor que os 2,02% registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os motivos do aumento dos cheques devolvidos por falta de fundos estão relacionados ao Dia das Crianças (celebrado em 12 de outubro) e a greve dos bancários, que, encerrada no dia 14 de outubro, proporcionou uma menor disponibilidade de acesso ao crédito por parte dos consumidores.
Nos Estados e regiões
De janeiro a outubro, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,74%), ao passo que o Amazonas foi o com menor percentual (1,38%). Entre as regiões, a Norte liderou o ranking de devoluções, com 4,36%. Na outra ponta está a região Sudeste, com 1,57% de cheques devolvidos nos onze primeiros meses de 2013. Leia aqui (http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2013/noticia_01455.htm) a matéria completa.
Fonte: Serasa Experian
