No dia 25 de setembro deste ano, a Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo saiu do papel e o grupo de supermercadistas – composto por 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados – reuniu-se na sede da APAS, em São Paulo, para o início do primeiro módulo de capacitação, sob a temática “Estratégia de Categorias”. Na ocasião, Ari Kertesz, da consultoria McKinsey, afirmou: “será um treinamento com começo, meio e fim, com a ideia de proporcionar a aplicação do conteúdo na prática – sempre pautada na melhoria dos resultados e produtividade da loja”. Pois bem, o treinamento chegou ao fim na última quarta-feira (27 de novembro) e os supermercadistas já vivenciam na prática esta experiência nas lojas.
Idealizada com a missão de proporcionar o crescimento do setor, aliada à melhora do lucro, as aulas da Academia de Varejo ABRAS, APAS e McKinsey foram realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, 16 e 17 de outubro e 26 e 27 de novembro, com carga horária de 48 horas. O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, ressaltou a parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a empresa McKinsey e definiu a formatura da primeira turma como o “fim de um começo”.
“É muito gostoso idealizar, planejar e executar um projeto como este, que traz uma proposta fantástica de valor para o modelo de categorização dos produtos, que trará resultados efetivos à rentabilidade e vendas de todos os participantes”, afirmou. “É um movimento que não pode parar e, agora, temos que juntar os dados transmitidos pelos consultores da McKinsey e envolver todos os setores da empresa. Temos trabalho para no mínimo dois anos”, complementou.
O presidente da APAS aproveitou a ocasião para agradecer toda a equipe de consultores da McKinsey, a qual classificou como “um grupo de primeira linha”, os colaboradores da Escola APAS diretamente envolvidos na concretização deste projeto, bem como a participação efetiva dos supermercadistas ao longo dos seis encontros. “Vocês, empresários de sucesso e supermercadistas de paixão, fizeram a diferença. Mostraram-se interessados nas aulas e demonstraram uma qualidade fora de série. Parabéns a todos”, elogiou Galassi.
Ari Kertesz, da consultoria McKinsey, também elogiou os associados que integraram a primeira turma, cujas lojas estão presentes em todo o Estado de São Paulo. “Destaco a qualidade das discussões e a interação entre todos. Gostaria de parabenizar e agradecer todos os participantes e que possa ser a primeira turma de muitas, para que possamos impactar cada vez mais os profissionais do setor. Os resultados já estão aparecendo”, disse Kertesz.
Inscrições para a 2ª turma
A próxima turma, também com o tema “Estratégia de Categorias”, terá início em fevereiro de 2014, sendo as aulas realizadas nos dias 24 e 25 de fevereiro, 24 e 25 de março e 14 e 15 de abril. É aconselhável que o supermercado seja representado no curso por pelo menos dois profissionais, que possam atuar em mais de um setor ou executar diferentes funções na loja – seja proprietário/diretor, gerente de compras, gerente comercial, gerente de categorias e comprador -, a fim de disseminar os conhecimentos com mais precisão à empresa e demais colaboradores.
A demanda de supermercadistas é grande e os candidatos já podem fazer a inscrição online (clique aqui). As vagas são limitadas! Para mais informações, acompanhe as novidades da Academia de Varejo no Portal APAS ou ligue para a Central de Relacionamento, por meio do telefone (11) 3647-5000. Abaixo, a opinião de alguns supermercadistas que participaram da 1ª turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo:
Teder Berbel Senis, gerente de compras dos Supermercados Confiança, de Bauru: “A expectativa para o curso é muito boa, uma vez que vamos trocar experiências, aprender com os cases de sucesso e, claro, trazer também as nossas dificuldades a fim de encontrar caminhos para quebrar as barreiras”.
José Donizeti Vieira, diretor de vendas dos Supermercados Jaú Serve: “Nossos objetivos passam pela melhoria do serviço e do mix de produtos, cujo objetivo é aumentar a rentabilidade e prestar um melhor serviço aos clientes. Queremos melhorar o gerenciamento das categorias e obter um incremento nos resultados”.
Sérgio Antônio Daher, diretor administrativo dos Supermercados Tome Leve: “Destaco o know how da McKinsey, então, realizar um curso que conta com uma empresa deste porte é fundamental para o nosso negócio”.
Valéria Devigo, diretora financeira dos Supermercados Rondon (Araçatuba): “Nestes dois primeiros dias, o curso vem atendendo às minhas expectativas. A interação entre os colegas nos ajuda a rever conceitos e ver se estamos no caminho certo. Além disso, o conteúdo nos ajuda a trabalhar melhor as categorias e, como foi abordado no primeiro dia, queremos focar em algumas delas e gerenciar outras, como o setor de padaria da empresa, onde queremos torná-lo mais rentável”.
Emiliana Teixeira Vezozzo, consultora dos Supermercados Rondon: “Gostei bastante destes dois primeiros dias. A parte teórica está bem alinhada com os exemplos práticos, o que facilita o entendimento. As informações serão de grande valia para a nossa reestruturação e o planejamento estratégico do Rondon. Outro ponto a destacar é que alguns supermercados estão representados por mais de um colega, o que ajuda no compartilhamento do conhecimento. Porém, tem aqueles que estão sozinhos e, por consequência, serão multiplicadores em suas respectivas lojas”.
Welington Ribeiro de Paula, área de compras do Unissul Kuroda, de Socorro: “O curso é acima da média e engloba uma completa seleção das categorias, bem como a proposta de valor dos produtos de maneira adequada. Vamos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos”.
João Carlos Paes, gerente regional do Jaú Serve: “O curso está sendo excelente, pois abre nossa mente para assuntos que, antes, tratávamos como irrelevantes. Temos 28 lojas em Jaú, cada uma com sua particularidade, e o desafio é fazer um estudo de cada uma, a partir da colaboração de cada gerente, e não tratá-las como um todo”.
Sérgio Kurashiki, gerente dos Supermercados Yamauchi: “O excelente conteúdo ministrado pelos consultores da McKinsey proporciona uma visão diferente da loja e refaz alguns conceitos preestabelecidos. O curso é bem interessante, pois conseguimos mensurar algumas ações que são viáveis para serem implantadas nos pontos de venda. Vejo que é possível adequar a realidade de cada loja com o conteúdo exposto aqui”.
Marta Lúcia da Silva Borges, gerente executiva da Coop – Cooperativa de Consumo: “O 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e M
cKinsey de Varejo vem ao encontro dos anseios da empresa, que, atualmente, busca uma melhor proposta de valor dos produtos e passa por um processo de redefinição das lojas. O curso está sendo bem gratificante e nos dá a possibilidade de aplicar os conceitos na prática. Achei muito interessante a definição do Pentágono (preço, autoridade em sortimento, serviço, ambiente e conveniência), pois nos ajuda a definir melhor o perfil do cliente. Está sendo fantástico e agrega muito a nós”.
Fábia Ruiz Villar, área de Trade Marketing na distribuidora de doces Marsil: “O curso está sendo extremamente produtivo, uma vez que a loja da empresa não conta com gerenciamento por categorias de produtos. Vamos aplicar 100% do que foi abordado aqui em nossa loja. Aliás, a aula de hoje, na minha opinião, foi a mais interessante no que diz respeito à nossa loja. Só lamento o fato da unidade conter apenas uma das categorias expostas aqui, no caso, mercearia doce, mas vamos levar a essência do curso e adequar à loja”.
Márcio Stivan, gerente de Auditoria dos Supermercados São Vicente (região de Americana): “As aulas vão ao encontro do objetivo de definir um posicionamento da empresa no que tange às categorias e valores dos produtos. Já conversamos internamente e queremos implantar as ações em cinco lojas”.
José Eduardo Vaz de Carvalho, diretor dos Supermercados Violeta: “Estamos colocando em prática toda a teoria vista aqui. E com as mudanças propostas ao longo das aulas, já aumentamos a participação e vendas das seções de bomboniere e papel higiênico, de nossas lojas, em 11% e 9%, respectivamente”.
Maurício Cavicchiolli, gerente operacional da rede São Vicente e diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS: “Apesar de ser a primeira turma, no qual denominou como uma ‘incubadora de ideias’, o conteúdo conta com uma riqueza de detalhes. Os dados apresentados são extremamente utilizáveis na prática, sem contar a troca de informações e dados entre os supermercados aqui presentes. Vamos prestar atenção em muitas coisas que não observávamos e já podemos perceber que os resultados são bem interessantes”.
Confira todas as fotos do curso na página do Facebook da APAS: www.facebook.com/portal.apas