A igualdade de oportunidades e tratamento entre homens e mulheres no mercado de trabalho. A inserção da mulher às corporações relacionada ao aumento do PIB do país. Ações e desafios para equalizar as desigualdades. Estes foram alguns dos temas abordados no 2º encontro do Movimento Mulher 360, que foi realizado na manhã desta quinta-feira, 12, no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. O evento – organizado pela diretoria de Responsabilidade Social do Walmart Brasil – contou com a participação do presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi.
Em meio a palestras e um debate sob a temática “Oportunidades & desafios das empresas para o desenvolvimento econômico das mulheres”, o 2º encontro do Movimento Mulher 360 contou com a presença de Guilherme Loureiro (CEO do Walmart Brasil), Carlos Ely (diretor de Relações Institucionais do Walmart Brasil e da APAS), Camila Valverde (diretora de Sustentabilidade do Walmart), Denise Motta Dau (secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo), Simone Schaffer (coordenadora do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que representou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Eleonora Menicucci de Oliveira), Marcos Scaldelay (CEO da Bombril), Andréia Weichert (sócia da Ernest Young), Alessandra Ginante (presidente do Conselho do Instituto Avon e vice-presidente de RH da Avon), Samyra Crespo (presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro) e Vivian Caroline (presidente da Associação Cultural e Educativa Didá).
A jornalista Mariana Godoy, da Rede Globo de Televisão, mediou o 2º encontro do Movimento Mulher 360 e, de antemão, agradeceu a APAS pela iniciativa de ceder o espaço para a realização do evento. O CEO do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro, ressaltou o sucesso do Movimento e as ações realizadas pelas 37 empresas participantes, entre elas, Bombril, Coca Cola, P&G, Unilever, Santander, Nestlé, Natura, Pepsico, HP e Bunge.
“Trata-se de um dia especial, no qual eu aproveito para parabenizar e agradecer a participação das empresas parceiras do Movimento, e o apoio dos Governos Federal e Estadual. Este debate é importante para compreender o quadro de desigualdade e evidenciar a importância de realizar um trabalho em todas as esferas”, afirmou Loureiro. Segundo o executivo, a maior participação das mulheres no mercado de trabalho proporciona, inclusive, melhores resultados à economia de um país, sendo que, no caso do Brasil, teríamos um crescimento de 9% no PIB nacional. “Temos que trabalhar em cima de metas para aumentar esta participação, principalmente nos cargos de liderança”, complementa.
O Walmart Brasil foi a primeira empresa do setor do varejo a conquistar o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que homenageia as empresas e organizações públicas e privadas que desenvolvem no mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e que, qualitativamente, obtém um desempenho satisfatório ou muito satisfatório nas mesmas. A coordenadora do Selo, Simone Schaffer, representou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Eleonora Menicucci de Oliveira, também parabenizou as ações do Movimento Mulher 360º. “Já avançamos neste assunto, mas há muito que fazer ainda. Temos que ampliar a presença da mulher nos cargos de chefia”, afirmou.
Atuação da APAS
O presidente da APAS, João Galassi, salientou a honra em ser a “casa” do 2º encontro do Movimento Mulher 360 e relatou algumas das ações da Associação em prol do desenvolvimento da mulher. “A APAS conta com o projeto “Mãos Feitas APAS”, que já capacitou mais de 3 mil mulheres da periferia para exercer a profissão de manicure/pedicure. Temos também o projeto “Forno e Fogão APAS”, que formou mais de 400 pessoas (em sua maioria mulheres) para atuar nos serviços de cozinha em supermercados, restaurantes e buffets, entre outros”, ressaltou.
João Galassi ainda contou que, ao assumir a presidente da APAS, fez uma mudança para evitar qualquer “separatismo” entre as funções de homens e mulheres no contexto das atividades diárias da Associação. “Quando eu cheguei na APAS, a diretoria de Responsabilidade Social se chamava Mulher APAS e nós mudamos esse nome, pois esta diretoria realiza atividades para os dois públicos sem distinção ou privilégio”, explicou.
O presidente ainda citou um exemplo pessoal para explicar a naturalidade no tratamento em relação a homens e mulheres no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito a cargos de chefia. “Quando meu pai faleceu, minha mãe começou a tocar os negócios e eu cresci sem ver diferenças entre homens e mulheres no comando”, disse. Segundo Galassi, a discussão deve ir além da “simples” inserção da mulher ao contexto empresarial. “Temos que fazer uma ‘Revolução silenciosa’, construir causas e não tratar o assunto como uma bandeira de gestão. Tem que ser uma atitude da alma”, finalizou.
Legenda da foto acima: Andréia Weichert (sócia da Ernest Young), Marcos Scaldelay (CEO da Bombril), Mariana Godoy (jornalista da Rede Globo de Televisão), Alessandra Ginante (presidente do Conselho do Instituto Avon e vice-presidente de RH da Avon) e Samyra Crespo (presidente do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro)
O presidente João Galassi destacou os projetos da APAS