Criada em 1996, a Escola APAS tem, entre suas responsabilidades, a capacitação da mão de obra operacional, bem como a tarefa de levar conhecimento e modernas técnicas de gestão supermercadista a todos os associados do estado de São Paulo. Nunca um objetivo foi alcançado com tanta eficácia, uma vez que o balanço de 2013 mostra um resultado recorde: a Escola APAS emitiu um total de 16.658 certificados – aproximadamente 40% a mais que a meta inicial do ano. Os números também superam 2012, ocasião em que a Escola APAS emitiu 11.084 certificados.
Analisando os números, o ano de 2013 contemplou a realização de 592 cursos nas Regionais e Distritais da Associação, 435 abertos e descentralizados, 86 in company (ajustado a necessidades das empresas) e 71 do módulo online E-Super. “Este resultado é consequência de um planejamento realizado pelos profissionais da Escola APAS, que engloba outros departamentos da Associação e, claro, tem por objetivo fortalecer o setor e beneficiar nossos associados”, afirma a gerente de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da APAS, Cintia Merighi.
O sucesso da Escola APAS em 2013 também é compartilhado pelos supermercadistas que estiveram presentes nos cursos. É o caso de Vladimir Peres, gerente de treinamento dos Supermercados Hirota, que participou do treinamento de Otimização do setor de FLV, em setembro. “Vim conhecer mais sobre o tema, pois quero ser um facilitador na loja. Estamos com o projeto da Universidade Corporativa e, por isso, desejo assistir a todos os cursos oferecidos pela Escola APAS – que se caracterizam por um conteúdo muito bem elaborado”. Segundo o gerente, “a APAS faz um trabalho fantástico, que atende aos mais variados objetivos de uma empresa”.
Daniel de Brito Dias, que atua como comprador no Varejão Gaspar, localizado na cidade de Tupã, participou do curso Mercearia em Supermercado, no mês de julho, e avaliou como positiva a sua participação. “Como trabalho na área de compras do supermercado, o conteúdo foi valioso e pretendemos transmiti-lo aos outros colaboradores. Foi importante, principalmente, para visualizar a melhor exposição dos produtos e utilizar melhor o espaço dentro da loja”, contou.
Novidades para 2014
A Escola APAS já lançou o Catálogo de Cursos 2014 (acesse aqui) cuja novidade fica por conta da inclusão de quatro novos cursos, sendo eles: “Novas obrigações fiscais: e-Social/Sped Social”, “Atendendo e trabalhando com pessoas com deficiência”, “Clima organizacional: Conceitos básicos” e “Hospitalidade: Como efetivar essa prática no setor varejista”. O objetivo é ir ao encontro dos gargalos encontrados nos supermercados a partir das atividades diárias desenvolvidas nas lojas. Confira a grade trimestral 2014 (acesse aqui) e faça aqui sua inscrição online.
Durante a última reunião do Comitê de RH neste ano, realizada no dia 28 de novembro, o vice-presidente e diretor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da APAS, Pedro Celso Gonçalves, parabenizou a equipe da Escola APAS pelo excelente trabalho realizado em 2013 e salientou que a APAS continuará trabalhando para resolver os gargalos encontrados no setor – principalmente no que diz respeito à falta de mão de obra capacitada e especializada – e, na ocasião, revelou duas ações em prol deste objetivo.
“É um desafio para o setor e a APAS, na figura do presidente João Galassi, quer implantar a carreta itinerante, a fim de resolver esta demanda do setor. Trata-se de um projeto embrionário que merece um estudo detalhado para futuramente ser implantado”, contou. “Além disso, vamos mudar o perfil dos cursos práticos e, agora, o foco estará na formação dos profissionais para atuar como padeiros e confeiteiros, um dos setores com mais dificuldade em encontrarmos profissionais”, complementou.
Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo
O sucesso da Escola APAS em 2013 também pode ser mensurado pela formatura da 1ª turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo, que contou com a participação de 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados. As aulas – realizadas nos meses de setembro, outubro e novembro foram pautadas pela temática “Estratégia de Categorias”.
A próxima turma, também com o tema “Estratégia de Categorias”, terá início em fevereiro de 2014, com aulas programadas até abril. É aconselhável que o supermercado seja representado no curso por pelo menos dois profissionais, que possam atuar em mais de um setor ou executar diferentes funções na loja – seja proprietário/diretor, gerente de compras, gerente comercial, gerente de categorias e comprador – a fim de disseminar os conhecimentos com mais precisão à empresa e demais colaboradores.
A demanda de supermercadistas é grande e os candidatos já podem fazer a inscrição online (clique aqui). Para mais informações, acompanhe as novidades da Academia de Varejo no Portal APAS ou ligue para a Central de Relacionamento, por meio do telefone (11) 3647-5000. As vagas são limitadas!
Confira aqui todas as fotos da 1ª turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo.
Legenda da foto acima: colaboradores da Distrital Oeste exibem certificado de conclusão de curso da Escola APAS