“É muito gostoso idealizar, planejar e executar um projeto como este, que traz uma proposta fantástica de valor para o modelo de categorização dos produtos, que trará resultados efetivos à rentabilidade e vendas de todos os participantes”. Com esta frase, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, encerrou o último dia de aula da 1ª turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo, que, sob a temática “Estratégia de Categorias”, foi realizada nos meses de setembro, outubro e novembro.
Na visão de José Donizeti Vieira, diretor de vendas dos Supermercados Jaú Serve, o curso veio ao encontro dos objetivos da empresa. “Queremos a melhoria do serviço e do mix de produtos, a fim de aumentar a rentabilidade e prestar um melhor serviço aos clientes. Queremos ainda melhorar o gerenciamento das categorias e obter um incremento nos resultados”, disse.
Welington Ribeiro de Paula, que atua na área de compras do Unissul Kuroda, de Socorro, segue a mesma linha de raciocínio. “O curso é acima da média e engloba uma completa seleção das categorias, bem como a proposta de valor dos produtos de maneira adequada. Vamos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos”.
A qualidade dos consultores da McKinsey também foi lembrada pelos alunos. É o caso de Sérgio Antônio Daher, diretor administrativo dos Supermercados Tome Leve. “Destaco o know how da McKinsey, então, realizar um curso que conta com uma empresa deste porte é fundamental para o nosso negócio”. O gerente dos Supermercados Yamauchi concorda e faz elogios ao conteúdo do curso, que, em sua visão, proporciona uma visão diferente da loja e refaz alguns conceitos preestabelecidos. “O curso é bem interessante, pois conseguimos mensurar algumas ações que são viáveis para serem implantadas nos pontos de venda. Vejo que é possível adequar a realidade de cada loja com o conteúdo exposto aqui”, explicou.
Resultados na prática
Ainda durante a realização das aulas, os supermercadistas já colhiam os frutos do conteúdo aprendido. É o que explica José Eduardo Vaz de Carvalho, diretor dos Supermercados Violeta. “Estamos colocando em prática toda a teoria vista aqui. E com as mudanças propostas ao longo das aulas, já aumentamos a participação e vendas das seções de bomboniere e papel higiênico, de nossas lojas, em 11% e 9%, respectivamente”.
Maurício Cavicchiolli, gerente operacional da rede São Vicente e diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, intitulou o curso como uma “incubadora de ideias”. Apesar de ser a primeira turma, o diretor ressaltou a riqueza de detalhes do conteúdo ministrado. “Os dados apresentados são extremamente utilizáveis na prática, sem contar a troca de informações e dados entre os supermercados aqui presentes. Vamos prestar atenção em muitas coisas que não observávamos e já podemos perceber que os resultados são bem interessantes”, contou.
Inscrições para a 2ª turma
As aulas da próxima turma, também com o tema “Estratégia de Categorias”, serão realizadas nos meses de fevereiro, março e abril de 2014. É aconselhável que o supermercado seja representado no curso por pelo menos dois profissionais, que possam atuar em mais de um setor ou executar diferentes funções na loja – seja proprietário/diretor, gerente de compras, gerente comercial, gerente de categorias e comprador -, a fim de disseminar os conhecimentos com mais precisão à empresa e demais colaboradores.
A demanda de supermercadistas é grande e os candidatos já podem fazer a inscrição online (clique aqui). Para mais informações, acompanhe as novidades da Academia de Varejo no Portal APAS ou ligue para a Central de Relacionamento, por meio do telefone (11) 3647-5000. As vagas são limitadas!