Segundo dados do Ministério da Cultura (MinC), a Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet, é pautada pela política de incentivos fiscais, que possibilita cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) a aplicarem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Além de ter benefícios fiscais sobre o valor do incentivo, esses apoiadores fortalecem iniciativas culturais que não se enquadram em programas do Ministério da Cultura (MinC). Neste contexto, o GPA conquistou a aprovação do Programa de Ensino de Música & Orquestra nesta lei.
Criado há 14 anos, o Programa de Ensino de Música & Orquestra – que já beneficiou mais de 13 mil jovens, entre 10 e 18 anos de idade – foi aprovado no valor de R$ 8,3 milhões. O programa utiliza o ensino coletivo de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Osasco e Santos, além de metais e percussão em Brasília, cujo foco é a inclusão social e a qualificação profissional por meio da música.
“Com o incentivo será possível abrir mais duas turmas em São Paulo, cidade que ainda não conta com o Programa, com cerca de 30 alunos cada, realizar a gravação de um DVD e fazer novas apresentações”, destaca o presidente do Instituto GPA, Antônio Salvador.
O Programa
O Programa de Música & Orquestra Instituto GPA surgiu para atender a um pedido dos colaboradores do Grupo. Em 1998, foi realizada uma pesquisa interna para identificar qual projeto cultural consideravam mais interessante implantar, sendo que a maioria sugeriu um programa que ensinasse música a seus filhos. Foi desta maneira que, em 1999, surgiu o Programa de Música & Orquestra Instituto GPA que passou a ser oferecido não só para os filhos dos colaboradores, mas também para a comunidade. Conheça mais sobre o programa no site do Instituto: www.institutogpa.org.br.
Fonte da foto acima: Instituto GPA