Atualmente, tão usual como reclamar do trânsito ou da insegurança no Brasil é ler que “tal cidade registra a temperatura mais alta dos últimos anos”. Motivo de alegria para quem curte as férias na praia e de tristeza para quem precisa tirar o terno do armário. Motivo de alegria também para as redes de supermercados, cujas vendas de produtos como ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, piscinas infláveis, sorvetes e protetores solares aumentam na mesma proporção das temperaturas registradas pelos termômetros espalhados pelo País.
No Walmart, por exemplo, a venda de piscinas infláveis apresentou um crescimento de 20% nestes primeiros dias do ano em comparação a 2013. Outros itens têm recebido grande procura por partes dos clientes, tais como barracas, colchonetes, colchões infláveis, caixas térmicas e isopores. No Extra, a situação não é diferente. Nos primeiros 15 dias de janeiro, a rede registrou aumento de 57% nas vendas de piscinas infláveis ante o mesmo período de 2013.
Para se refrescar os brasileiros não dispensam o bom e velho sorvete. No Walmart, as vendas destes produtos em janeiro devem crescer entre 15% e 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com as temperaturas mais baixas em dezembro, a rede já havia registrado um aumento de 6% na categoria de gelados. “Estamos otimistas e apostamos nos sorvetes especiais e de sabores diferenciados”, afirmou o vice-presidente de perecíveis do Walmart Brasil, Alain Benvenuti.
Com forte atuação no ABC Paulista, a Coop – Cooperativa de Consumo também incrementa suas vendas com a grande procura por sorvetes (crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado), frutas (crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado) e verduras, que apresenta um acréscimo de 20% nas vendas ante 2013. No interior do estado, a história não é diferente. A Rede Serve Todos, presente em Pirajuí, Garça, Presidente Alves e Reginópolis, registra um crescimento de 16% nas vendas de sorvetes.
Outros produtos
As altas temperaturas também impactam positivamente na venda de outras categorias de produtos. No Extra, a procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é intensa. “Só na primeira semana do ano, por exemplo, a rede comercializou a mesma quantidade de ventiladores que foram vendidos durante todo o mês de janeiro de 2013”, informa a assessoria de imprensa da rede.
O mesmo cenário pode ser encontrado na Coop. De acordo com o gerente de Bazar e Eletro, Edson Rodrigues, somente nos primeiros quatro dias do ano, o volume de vendas registrado foi o mesmo em dois meses de verão do ano passado. Entre o final de dezembro e início de janeiro, por exemplo, o setor apresentou crescimento de 490% ante 2013. Outros produtos contam com um incremento no fornecimento, sendo eles: protetores solares (17%), água (48%) e sucos (30%).