Procura-se colaboradores. Frase que poderia estar estampada em letras garrafais na entrada de muitos supermercados do estado de São Paulo. A reclamação pela falta de mão de obra especializada é constante e, com a mesma agilidade em que muitos colaboradores trocam de empresa, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) se mobiliza na tentativa de minimizar tal gargalo. Uma das ações é a Pesquisa Salarial, que, desenvolvida pelas diretorias de Economia e Pesquisa e de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Associação Paulista de Supermercados (APAS), chega a sua 3ª edição com o objetivo de auxiliar os gestores no que diz respeito ao melhor planejamento sobre a contratação e retenção dos colaboradores.
Para participar é muito simples: no dia 3 de fevereiro, todos os associados receberam por e-mail um link com o questionário de perguntas, cujas respostas devem ser enviadas até 3 de março. Vale ressaltar que o material compilado com as respostas será enviado exclusivamente às mãos dos associados que responderem ao questionário e se identificarem. Além disso, é importante salientar que os dados são confidenciais e as faixas salariais apresentadas para cada cargo representam a média regional, sendo que este número pode variar por região e de acordo com o tamanho da empresa.
“Com a Pesquisa Salarial, é possível ter parâmetros para gerir de forma eficiente o plano de cargos e salários dos colaboradores, bem como melhorar o desenvolvimento dos profissionais, o que diminuirá o turnover nas lojas”, afirma o vice-presidente e diretor de T&D da APAS, Pedro Celso Gonçalves.
Como é feita?
A 3ª edição da Pesquisa Salarial segue os mesmos moldes da anterior – sucesso entre os associados. No questionário de perguntas, por exemplo, os supermercadistas poderão explanar suas opiniões balizadas em duas perguntas: “O que mais atrai os colaboradores a trabalhar em uma loja de supermercado?” e “O que mais retém o colaborador na loja?”. O material mais uma vez será desenvolvido de forma ilustrativa, o que facilita a leitura e o entendimento por parte dos associados.
A Pesquisa Salarial 2014 contempla um total de 25 cargos, sendo eles: operador de caixa, fiscal de caixa, empacotador, entregador, repositor, estoquista, confeiteiro/doceiro, padeiro, açougueiro, operador de frios e laticínios, operador de hortifrúti, gerente regional, gerente de loja, subgerente de loja, gerente de setor, encarregado geral (líder geral), encarregado de perecíveis (líder de perecíveis), encarregado de mercearia (líder de mercearia), encarregado de bebidas (líder de bebidas), encarregado de FLV (líder de FLV), cartazista, motorista e comprador.
