Após elogios de 100% dos participantes da 1ª turma, a Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo está de volta. O curso, mais uma vez realizado sob a temática Estratégia de Categorias, teve início na última segunda-feira, 24, e reuniu supermercadistas de todo o estado. O pontapé inicial foi dado pelo diretor do Supermercado Violeta, José Eduardo de Carvalho, um dos alunos mais participativos do grupo formado em 2013.
“O Violeta levou seis pessoas ao curso, que, com certeza foi bem produtivo, uma injeção de ânimo para todos nós. Mas o sucesso depende do empenho de cada um. Façam a lição de casa e coloquem em prática o que for apresentado aqui”, afirmou José Eduardo de Carvalho, também diretor da APAS Distrital Oeste.
De acordo com o diretor do Violeta, o empenho no curso proporcionou o aumento quase que imediato do faturamento. “Após as mudanças na loja, percebemos o aumento do faturamento de 9% e 15%, respectivamente, nas categorias de papel higiênico e chocolates. Após três meses, o crescimento em ambas foi de 20% e 30%. E olha que no caso dos chocolates, fez muito calor na cidade nos últimos meses”, explicou.
Palavras que também deram um ânimo ainda maior para aqueles que já estavam com boas perspectivas em relação ao curso. Caso de Henrique Martins Bravo, coordenador de Gerenciamento de Categorias da Coop-Cooperativa de Consumo. Segundo ele, o conteúdo do curso vem ao encontro dos anseios da empresa, que, atualmente, busca uma melhor proposta de valor dos produtos e passa por um processo de redefinição das lojas. “Queremos fazer um mapeamento das gôndolas para melhorar a estrutura, layout e sortimento”, contou.
Edson Luis Gaia, gerente do Supermercado Monte Serrat, destaca que “o conteúdo possibilitará a melhor definição dos espaços das lojas”. O comprador do Supermercado São Vicente, Décio Garcia Neto, segue a mesma linha de raciocínio e ainda ressalta o alto número de vendas por impulso, que serão incrementadas a partir de uma melhor organização nas gôndolas. O diretor do Hortifruti Sabor da Roça, Marcos Antônio Augusto, concorda. “Uma gôndola bem arrumadinha facilita para os clientes. Eu mesmo mudei 50% da minha loja, que viraram barraquinhas com produtos de hortifrúti. Com esta mudança, tive 50% de aumento das vendas”, concluiu o diretor.
O curso está sendo realizado por associados dos supermercados Monte Serrat, Matsuo, Shibata, Santa Catarina, Burgão, Covabra, Ayumi, São João, Central, Nilton Cereais Supermercado, Nossa Senhora Aparecida, Kawakami, Hortifruti Sabor da Roça, Avenida, Pastorinho, Seta Atacadista, Porecatu, São Vicente, Panorama, Coop-Cooperativa de Consumo, JB, Proença e Alvorada.
Serviço:
Datas do curso
Dias 24 e 25/02/2014
Dias 24 e 25/03/2014
Dias 14 e 15/04/2014
Local: Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), localizada na Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa