Marcos Antônio Augusto, diretor do Hortifruti Sabor da Roça, percebeu que estava sendo engolido pelos supermercados de maior porte e a disputa por preços já não levava o negócio adiante. Foi aí que veio a decisão de mudar metade da loja, a partir da criação de barraquinhas bem organizadas com produtos de hortifrúti. Resultado? Aumento de 50% no faturamento. Por que não mudar?
Já na visão de João Gregório Dias, diretor do Pastorinho, a cultura dos profissionais envolvidos pode ser apontado como uma dificuldade de mudança. “Achei muito interessante a história do Sr. Marcos Antônio Augusto, diretor do Hortifruti Sabor da Roça. Porém, é difícil mudar uma cultura que já está enraizada há anos na empresa, fazendo com que as pessoas aceitem mudar algo que, muitas vezes, está dando certo, mas que pode ser aperfeiçoado”, explicou.
Sobre o curso ministrado na sede da APAS, em São Paulo, o diretor do Pastorinho, que conta com lojas na capital e interior, ainda elogiou o conteúdo – Estratégia de Categorias – e apontou possíveis melhorias nas lojas da empresa. “Este curso oferecido pela APAS nos dá a teoria, um maior conhecimento sobre o assunto. No Pastorinho, por exemplo, podemos trabalhar melhor o espaço das categorias nas gôndolas”, afirmou João Gregório Dias.
Os representantes do Ayumi Supermercados, Douglas e Luiz Takenori Shimoshio, também estão aprovando o conteúdo aplicado nestes dois primeiros dias da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo. No caso deles, a dificuldade encontrada está relacionada à diferença do comportamento do consumidor de cada loja da rede – cinco no total. “Tem loja que o FLV representa 20% do faturamento, em outra 6%. Então, temos que analisar o perfil de cada local para adequar possíveis mudanças na categorização”, disseram.
Antes mesmo de começar as aulas, a expectativa do diretor do Nilton Cereais Supermercado, Nilton César Orsi, era grande. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e aplicá-los no negócio, o supermercadista gostou tanto das duas primeiras aulas que já projeta uma participação futura em cursos do gênero. “Por estarmos em Araçatuba, fica difícil trazer mais colaboradores para São Paulo. Mas se houver um próximo curso, enviarei outro representante do nosso supermercado”, conclui.
Serviço:
Datas do curso
Dias 24 e 25/02/2014
Dias 24 e 25/03/2014
Dias 14 e 15/04/2014
Local: Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), localizada na Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa