Variar o cardápio e comprar mais carne suína e aves são boas alternativas para o consumidor que deseja gastar menos com a alimentação. Segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (APAS), nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os preços das aves e da carne suína apresentaram queda, respectivamente, de 7,27% e 0,58%. Em 2013, o preço das aves teve queda de 15,68%. Já a carne suína caiu 5,58%.
De acordo com o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, a redução é consequência de uma maior disponibilidade do produto no mercado interno. Aliado a isso está o comportamento mais estável dos itens que compõem a ração animal, que devem manter os preços mais comportados em 2014.
Carne bovina em alta
Por outro lado, o preço da carne bovina subiu 7,47% em 2013, sendo que no acumulado do ano (janeiro e fevereiro) a alta foi de 3,13%. Este fato ocorre pela carne ser impactada pela demanda interna, devido ao aquecimento do consumo, o que deve se agravar ao longo do ano, diante da Copa do Mundo de Futebol.
“A procura por este item não é elástica, é um item de consumo básico da população. O consumidor não para de comprar, apenas muda o corte da carne”, afirmou o economista Mariano.
Conforme o economista, a demanda externa também tende a se elevar, diante da desvalorização do real, que favorece as exportações dos produtos brasileiros.
