Contra fatos, não há argumentos. Contra números, muito menos. A importância dos supermercados para a economia do País é exemplificada pela pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), na última quarta-feira, 26, na qual aponta um crescimento do setor na ordem de 5,5%se comparado ao ano anterior, representando 5,6% do PIB nacional.
A pesquisa da ABRAS, realizada em parceria com a Nielsen, ainda contempla um ranking com as 20 maiores redes de supermercados do País, que, juntas, faturaram R$ 172,2 bilhões ano passado, um crescimento de 10,7% ante 2012.
“Os dados mostram que o setor supermercadista continua evoluindo, com grandes, médias e pequenas empresas muito bem estruturadas para atender o consumidor brasileiro. Isto mostra o grau de desenvolvimento do varejo brasileiro, que compete de igual para igual com o que há de melhor no varejo mundial”, afirmou o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
Os cinco primeiros colocados no ranking da ABRAS são: Companhia Brasileira de Distribuição, Carrefour, Walmart, Cencosud e Companhia Zaffari. O maior crescimento em 2013 foi do Comercial Zaragoza, que controla os supermercados Villareal e o Spani Atacadista.
Vendas no 1º bimestre
De acordo com o Índice Nacional de Vendas, as vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 3,6% no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2013. “O resultado apresentado em fevereiro mostra que as vendas continuam evoluindo no setor e as perspectivas são boas, porque nos aproximamos do segundo melhor momento de vendas no ano – a Páscoa”, explicou, Sussumu Honda.
Clique aqui e veja mais detalhes da pesquisa, bem como a lista das 20 maiores redes do País em 2013.
Fonte: ABRAS