Segundo dados do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os supermercados esperam crescimento de 7,2% nas vendas de produtos de Páscoa em comparação com 2013. A época é considerada o segundo melhor período do ano em vendas para o setor, superado apenas pelo Natal. O levantamento também mostra que 64% dos supermercadistas acreditam que as vendas serão superiores às do ano passado e apenas 8% apostam em vendas no mesmo patamar do ano anterior.
De acordo com o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, as perspectivas para a data são as melhores e o momento é de grande importância para o setor. “A expectativa no ano passado era similar, de 7,1%, e acabou chegando aps 10% de crescimento. A data é uma grande oportunidade para vender, além dos produtos típicos, como os ovos de chocolate e as colombas, mais frutas, peixes (especialmente bacalhau) e bebidas, como vinho, por exemplo, tornando a reunião das famílias mais agradável”, destaca.
O GPA, por exemplo, negociou mais de 3 mil toneladas de bacalhau para essa Páscoa – volume 15% superior ao verificado no ultimo ano. O maior volume fica por conta do bacalhau dessalgado congelado, que pode ir direto ao forno – ideal para quem busca praticidade. O resultado é 75% maior do que o de 2013. As lojas do Extra e do Pão de Açúcar também oferecem um sortimento completo de pescados, que representa o triplo de vendas da categoria em comparação a um mês regular sem a data.
O Extra, inclusive, aproveita a data para realizar a “Promoção TV 70, que, no período de 21 de março a 20 de abril, sorteia um aparelho por dia. A cada R$ 100 em ovos de páscoa em qualquer loja da rede (hiper, supermercado e minimercado), o cliente ganha um número da sorte. Para participar, basta cadastrar os números no site www.extra.com.br/pascoa2014 ou via SMS para 49210.
Ovos de páscoa, variados tipos de peixes, vinhos diversificados e até pratos prontos. O Carrefour também reforçou suas gôndolas para a data. Diariamente, todas as unidades da rede são abastecidas com uma variedade de chocolates: em barras, bombons ou ainda no tradicional formato de ovo. Desde o início de março, as parreiras com os produtos já estão montadas nas lojas para garantir a melhor exposição e facilitar a decisão de compra dos clientes, que poderão escolher entre as principais marcas do mercado, com opções de tamanhos, tipos e brindes diferentes.
Os consumidores já encontram também nas gôndolas os produtos sazonais das festividades de Páscoa. A rede selecionou uma grande variedade de pescados e congelados como filé de salmão, cação, merluza e polaca e ainda seis tipos de bacalhau, que atenderão consumidores de todos os perfis. Para completar a seleção de produtos, a rede reforçou também o abastecimento de camarão, azeite, batata, sardinha em conserva e atum.
Na Coop – Cooperativa de Consumo não é diferentes. Todas as unidades da rede já estão totalmente abastecidas com parreiras de ovos de chocolate, além das gôndolas contarem com ampla variedade de produtos à base de cacau. Somente o fornecimento de ovos de chocolate deverá ser 10% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. Até o mês de abril, a Cooperativa pretende produzir em sua Central de Panificação, localizada em Mauá, cerca de 27 toneladas de bolo pascal da marca Delícias da Coop, um volume 10% maior que o produzido em 2013.
Dados da APAS
De acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), as vendas de produtos relacionados a esta data devem crescer 7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na categoria “chocolates”, por exemplo, espera-se uma elevação de 10% nas vendas, sendo que em 2013 o setor registrou um crescimento de 8% no mesmo período. Leia mais aqui.