Tudo nesta vida tem começo, meio e fim. Para a 2ª turma de supermercadistas que participou das seis aulas da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo é o fim do curso e, ao mesmo tempo, o começo de uma “nova” jornada – agora com mais subsídios e conhecimentos acerca do tema Estratégia de Categorias.
“O curso é importante na medida em que propõe ao participante definir a melhor proposta de valor, isto é, qual é a melhor estratégia e qual categoria investir em sua loja, a fim de atender a demanda do seu consumidor. É um parâmetro para o que o supermercadista fará para ser famoso e irá se distinguir por modelos característicos e estratégias de categoria”, afirma Bernardo Neves, um dos sócios da McKinsey & Company. “Para saber o melhor diferencial de sua loja é preciso fazer escolhas e apostas, além de ser agressivo, a fim de o consumidor perceber a competividade”, completa.
Bernardo Neves destaca a diversidade dos modelos de negócios dos participantes e a participação de todos em prol do sucesso do aprendizado. “O que eles têm em comum é o aproveitamento, pois se trata de uma turma com sede de aprendizado. Parabéns a todos os participantes e vamos investir tempo no trabalho, pois desta forma os resultados virão. É o começo de uma jornada”, disse.
Na visão de Heloisa Callegaro, uma das consultoras da McKinsey que ministrou as aulas, o objetivo primordial do curso é proporcionar aos participantes a melhora das vendas e margem nas lojas, em outras palavras, causar grande impacto. “Trata-se de um curso que abre a cabeça dos profissionais para uma série de coisas feitas anteriormente de forma intuitiva e, agora, eles aprendem uma metodologia com base em análises robustas. Deixa de ser só arte e se torna arte com ciência. Deixa de ser intuitivo e passa a ser analítico”, explicou.
A consultora ainda elogiou o desempenho da segunda turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo, composta por associados dos supermercados Monte Serrat, Matsuo, Shibata, Santa Catarina, Burgão, Covabra, Ayumi, São João, Central, Nilton Cereais Supermercado, Nossa Senhora Aparecida, Kawakami, Hortifruti Sabor da Roça, Avenida, Pastorinho, Seta Atacadista, Porecatu, São Vicente, Panorama, Coop-Cooperativa de Consumo, JB, Proença e Alvorada.
“Esta turma participou bastante e, agora, o desafio é transformar o aprendizado em algo que fará a diferença. Não é simples fazer estratégia, porém, quando sai do papel, fica algo natural. Seguindo o que passamos a eles e transmitindo o conhecimento para outros profissionais da empresa, os resultados virão. Parabéns à turma e boa sorte na implementação de tudo”, disse Heloisa Callegaro.
“Recomendo o curso”
João Antônio Binato Júnior, diretor do Supermercados Avenida, de Assis, classificou o curso como “muito bom”. Na visão do supermercadista, um dos diferenciais está diretamente relacionado ao fato da parte teórica ser aplicável na prática, o que não foi possível em outros cursos que já frequentou. “A teoria nos dá muitas ferramentas e meios para atingir os resultados e vamos aplicar o conhecimento adquirido”, afirmou.
O diretor do Supermercados Avenida ainda explicou que a categorização dos produtos não é tão simples como parece e, de quebra, requer um conhecimento mais profundo sobre a empresa. “O conteúdo ministrado aqui nos mostra caminhos mais lógicos e fáceis para fazer a estratégia de categoria. Antes de tudo, também devemos entender a proposta de valor da empresa e o tipo de cliente que atendemos”, disse João Antônio Binato Júnior. “Até comentei com o presidente João Galassi que, por se tratar de um curso que muda conceitos e quebra paradigmas dentro da empresa, deveria ser feito por todos donos e seus pares. Recomendo o curso com certeza”, completou.
O conteúdo também agradou a diretora do Supermercados Ayumi, Tânia Itoda Shimoshio. A rede inaugurará a sexta loja na capital ainda este ano. “O curso foi muito bom”. Opinião compartilhada pelo gerente Edson Luis Gaia, do Supermercado Monte Serrat, que conta com três em Campinas. “O conteúdo possibilita a melhor definição dos espaços das lojas, além de ser ótimo para ter uma visão diferente da nossa rotina. Às vezes não percebemos certas coisas que poderiam ser mudadas”, explicou.
O diretor do Pastorinho, João Gregório Dias, que conta com lojas na capital e interior, também elogiou o tema – Estratégia de Categorias – e apontou possíveis melhorias nas lojas da empresa. “Este curso oferecido pela APAS nos dá a teoria, um maior conhecimento sobre o assunto. No Pastorinho, por exemplo, podemos trabalhar melhor o espaço das categorias nas gôndolas”,
O comprador do Supermercado São Vicente, Décio Garcia Neto, segue a mesma linha de raciocínio e ainda ressalta o alto número de vendas por impulso, que serão incrementadas a partir de uma melhor organização nas gôndolas. O diretor do Hortifruti Sabor da Roça, Marcos Antônio Augusto, concorda. “Uma gôndola bem arrumadinha facilita para os clientes. Eu mesmo mudei 50% da minha loja, que viraram barraquinhas com produtos de hortifrúti. Com esta mudança, tive 50% de aumento das vendas”, exemplificou.
Segundo Henrique Martins Bravo, coordenador de Gerenciamento de Categorias da Coop- Cooperativa de Consumo, o conteúdo do curso vem ao encontro dos anseios da empresa, que, atualmente, busca uma melhor proposta de valor dos produtos e passa por um processo de redefinição das lojas. “Queremos fazer um mapeamento das gôndolas para melhorar a estrutura, layout e sortimento”, contou.
O diretor do Burgão Supermercado, Airton dos Santos Burgos Bacan, classificou o curso como “excelente”. Em sua visão, o conteúdo ministrado proporciona um amplo preparo para os supermercadistas aplicarem na prática. “A minha loja é pequena e vou tirar muito proveito para multiplicar na empresa. O resultado é maravilhoso e quero por tudo em prática para aumentar as vendas”.
Ricardo da Rocha dos Santos, diretor do Supermercado Porecatu, recomenda o curso e ainda desafia todos a colocar o aprendizado em prática. O gerente do Nossa Senhora Aparecida Supermercado, Gleison Lucio Rossi, corrobora com as palavras. “O curso foi muito proveitoso, até porque a parte teórica é 100% aplicável na loja como um todo. O conteúdo não é distante da nossa realidade e condizente com o que podemos usar na empresa. Recomendo”.
Na visão de José Mário de Castro Bernabé, diretor do Supermercado JB, o curso prepara os supermercadistas na administração das lojas, a partir deste “novo” conceito de categorização dos produtos. “Este tipo de gestão já é realidade, tanto para identificar o posicionamento no mercado como para melhorar as unidades. O curso ensina a trabalhar cada vez mais profissionalmente e não de um jeito ‘caseiro’. Gostei muito”, concluiu.
Sucesso também na 1ª turma
O pontapé inicial da 2ª turma da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi dado pelo diretor do Supermercado Violeta, José Eduardo de Carvalho, um dos alunos mais participativos do grupo formado em 2013.
“O Violeta levou seis pessoas ao curso, que, com certeza foi bem produtivo, uma injeção de ânimo para todos nós. Mas o sucesso depende do empenho de cada um. Façam a lição de casa e coloquem em prática o que for apresentado aqui”, afirmou na ocasião José Eduardo de Carvalho, também diretor da APAS Regional Osasco.
De acordo com o diretor do Violeta, o empenho no curso proporcionou o aumento quase que imediato do faturamento. “Após as mudanças na loja, percebemos o aumento do faturamento de 9% e 15%, respectivamente, nas categorias de papel higiênico e chocolates. Após três meses, o crescimento em ambas foi de 20% e 30%. E olha que no caso dos chocolates, fez muito calor na cidade nos últimos meses”, finalizou.

