Com base no sétimo princípio cooperativista, o qual prevê que as cooperativas devem buscar o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, a Coop – Cooperativa de Consumo transformou 10 mil quilos de sucata em uma grande ação de responsabilidade socioambiental. O material foi resultado da inutilização de equipamentos e máquinas dos setores de Panificação, Açougue, Frios e Confeitaria que, por não atenderem à NR12 – norma que estabelece medidas de segurança e higiene para prevenção de acidentes do trabalho –, precisaram ser descartados.
De acordo com o supervisor de gerenciamento de resíduos, Leonardo Pimenta, a Coop optou por direcionar a sucata à CooperPires – cooperativa de material reciclável de Ribeirão Pires e à Gerdau, empresa do setor siderúrgico. “Com a doação da sucata à CooperPires, beneficiamos 17 ex-catadores de materiais recicláveis que, além de receber a sucata, estão tendo a oportunidade de vendê-la à Gerdau, que utiliza essa matéria-prima, sobretudo, na construção civil e também nos ajuda com a emissão de um certificado de destinação final dos detritos, conforme pede a legislação”, explica Pimenta.
A preocupação com o meio ambiente sempre teve grande espaço na Coop. Segundo o engenheiro Marco Antonio Feresin, a médio e longo prazos já existe uma política de atualização do seu parque de equipamentos e em muitas lojas já foram iniciados projetos ligados à aquisição de equipamentos nas áreas de refrigeração e iluminação para retrofite de balcões frigoríficos e casas de máquinas de refrigeração. Tudo para reduzir o consumo de energia elétrica. Os valores de investimento para 2014 giram em torno de R$ 15 milhões.
Atualmente a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, com cerca de 5,9 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e duas drogarias externas.
