Melhorar a comunicação entre colaboradores, gestores e clientes. Incrementar o atendimento nas lojas. Entender as implicações da implantação do eSocial. Três assuntos que são temas de cursos da Escola APAS e, que no mês de abril, foram ministrados para associados das Regionais Campinas e Bauru. Para entender a nova legislação vigente no País, o curso Novas Obrigações Fiscais: e-Social/Sped Social reuniu representantes dos supermercados Guara, Casa Deliza, Guarani, Beira Rio, Unimais, Fialho, Barão, Hortifrúti Fartura e Paulistão, em Campinas.
“O curso foi muito proveitoso e pertinente. O e-Social é um assunto que já vem sendo analisado pelas empresas, especialmente pelas adequações cabíveis para esta implantação. Portanto, este apoio da APAS tem sido muito importante para auxiliar os supermercadistas neste processo”, afirmou a coordenadora de RH da Rede Paulistão Supermercados, Michelle Ferreira Buck.
Segundo a consultora Patrícia Malheiros, que ministra o curso, a implantação do eSocial está relacionada à padronização das práticas e processos de todas as empresas mediante a legislação vigente, o que a longo prazo acabará com as práticas incorretas que demoram a ser verificadas pela fiscalização atual.
“O maior objetivo do Sistema Público de Escrituração Digital é identificar casos os ilícitos de imediato. Antes, tal verificação dependia de uma fiscalização in loco na empresa ou de uma ação trabalhista para receber condenação. No caso, muitas empresas estão aí há 20 anos e nunca receberam fiscalização”, explica ela.
Também em Campinas foi realizado o curso Atendimento em Supermercados. Com a presença de associados dos supermercados Boa, Elias, Sevan, Rossetti, São Joaquim, Guarani, Hortifrúti Fartura e Rossetti, o curso ministrado pela consultora Adriana Galhardo trouxe padrões e regras para o maior entendimento acerca do atendimento ideal aos clientes.
Em Bauru
Na cidade que leva o nome do famoso sanduíche, os associados puderam assistir ao curso Estratégicas para Comunicação Eficaz. Ministrado pela consultora Silvia Ferraz, o conteúdo tem por objetivo melhorar a comunicação entre empresa, funcionários, fornecedores e clientes, a fim de contribuir para a redução de perdas, melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida no trabalho.
Clique aqui e conheça mais sobre o conteúdo dos cursos, bem como as datas em que os mesmos serão realizados na sua Regional ou Distrital.
Legenda da foto acima: alunos do curso Estratégicas para Comunicação Eficaz, em Bauru