Após meses de espera e, claro, organização, a edição histórica de 30 anos da Feira APAS teve início nesta segunda-feira, 5 de maio, com apresentação à imprensa da Pesquisa APAS Tendências do Consumidor, realizada em parceria com a Nielsen e a Kantar. O presidente da APAS, João Galassi, compôs a mesa ao lado do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada; o vice-presidente da Associação Latino-americana de Supermercados (ALAS), Sussumu Honda; o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias; e o gerente de Economia e Pesquisa, Rodrigo Mariano.
Mudança nos hábitos dos consumidores
O presidente João Galassi abordou a importância da gestão de categorias nos supermercados, a partir da mudança de hábitos dos consumidores e da formação das famílias, que, inclusive, coloca as classes D e E como consumidoras das mesmas categorias de produtos adquiridos pelas classes A e B.
De acordo com a pesquisa, tal mudança é ocasionada pela maior preocupação em relação à saudabilidade e bem-estar, fato que implica na obrigatoriedade de se trabalhar melhor a categorização dos produtos. Prova disso é o curso Academia APAS-ABRAS-McKinsey de Varejo, realizado na Sede da APAS e que, em sua segunda edição, reuniu diversos associados supermercadistas.
Imagina na Copa…
Durante apresentação da pesquisa, o presidente João Galassi enfatizou que a realização da Copa do Mundo no País trará bons frutos para o setor, sendo que tal otimismo é pautado pelos seguintes dados: 70% dos consumidores preferem assistir às partidas acompanhados, 56% em casa e 88% consome bebidas e alimentos. O principal produto a ser consumido é o churrasco; entre as bebidas, mulheres optam por refrigerantes e homens pela cerveja.
“A confiança começa com a meritocracia”
Outro destaque do primeiro dia foi a palestra ministrada pelo consultor Vicente Falconi, que, sob o tema “Pilar para o crescimento de uma empresa”, abordou a confiança como um elemento para alavancar pessoas, conhecimento do negócio e método – fatores que levam uma empresa a crescer –, melhorando a satisfação e performance da gestão do negócio. “Se eu sei que os melhores são reconhecidos, isto é confiança. Estes é que levam a empresa para frente”, afirmou.
Falconi afirmou que a melhora dos resultados de uma empresa está relacionada à gestão de pessoas, proporcionando um bom ambiente de trabalho, ao conhecimento técnico do negócio e à adoção de métodos para acelerar o desenvolvimento do conhecimento e obtenção das metas traçadas. “O sucesso profissional varia com a idade e o tipo de pessoa. Para mim, aos 73 anos, o sucesso é ser admirado por quem eu trabalho e ser convocado para ajudar”, concluiu.
“Um time campeão de empregos”
A Solenidade de Abertura do 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O setor terciário gera oportunidades de trabalho, sendo mais de meio milhão de empregos diretos gerados no Estado de São Paulo”, disse o governador.
O presidente João Galassi salientou algumas das recentes ações de relevância da APAS, como por exemplo, a campanha Marcas Campeãs, o Cartão Alimentação APAS, a criação do Código de Conduta
Corporativa e Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, no qual os empresários do setor terão acesso a um “PLANO DE CONTAS PADRÃO” elaborado com exclusividade para o setor supermercadista. E assim, terão a possibilidade de avaliar a capacidade operacional de suas empresas e comparar seu desempenho com as demais empresas do setor.
“Nos próximos dias estaremos aqui reunidos para fazer negócios, estreitar relacionamentos, aprimorar nossos conhecimentos e discutir como a confiança, em suas diferentes vertentes, pode afetar nossa atividade supermercadista e o que devemos fazer para preservá-la. Agradeço a presença do Governador Geraldo Alckimn, as autoridades presentes, a toda diretoria, aos amigos fornecedores, à minha família”.
Fórum do Comércio
O presidente Galassi anunciou que, durante a próxima Convenção da ABRAS, o presidente Fernando Yamada já está trabalhando para realizar o primeiro encontro das lideranças e associações nacionais do varejo. “Nessa reunião, a ABRAS vai gerar um documento exclusivo que será levado aos cuidados de todos os candidatos a Presidência da República e mostrar de forma clara nossas necessidades e a realidade de nosso negócio”, disse.
Guardiões da Água
A presidente da Sabesp, Dilma Pena, subiu ao palco e enalteceu a parceria com a APAS, que envolve o PDV, colaboradores e clientes, para juntos levar uma mensagem de manutenção do uso racional da água e de forma contínua, já que esta é um recurso finito. “Será um trabalho afinado com a APAS, uma parceria de sucesso”, disse ela.
A campanha da Sabesp, “Guardião das Águas”, convoca a todos a se tornarem um defensor da água. Entre as principais atividades estão sendo distribuídos papeis para bandeja de restaurantes, folhetos, cartazes. Também estão sendo realizadas palestras em empresas, escolas e shoppings sobre o uso racional da água.
Presente na solenidade de abertura da Feira APAS 2014, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, enalteceu a parceria.
Visita na área de exposição
Acompanhado pelo presidente João Galassi e diretoria da APAS, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitou os Pavilhões do Expo Center Norte. Na ocasião, Alckmin conheceu o Projeto Unilever APAS de Responsabilidade, onde coletores tratam o material reciclado dentro da Feira.