Em mais uma edição da Feira APAS – 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, realizada no início do mês de maio, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) levou para as dependências do Expo Center Norte o Estande APAS de Sustentabilidade, que, em parceria com a Unilever, contou com a presença de especialistas para esclarecer dúvidas dos visitantes no que se refere ao tema. Na ocasião, o Guia para Supermercados Sustentáveis – Operação e Manutenção foi lançado durante o evento e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu das mãos do presidente da APAS, João Galassi, e dos diretores Erlon Godoy Ortega (Sustentabilidade) e Maurício Cavicchiolli (Responsabilidade Ambiental) um exemplar da publicação.
Entre as ações realizadas na Feira APAS 2014 que demonstraram como o supermercadista pode seguir a rotina na loja, levando em conta a sustentabilidade, estiveram a reciclagem do lixo no evento – houve a divisão do que poderia ser reutilizado e do que seria levado ao aterro. A gestão de resíduos é feita na Feira APAS desde 2008. “Treinamos o pessoal dos buffets, da limpeza e das montadoras dos estandes para que todos soubessem como tratar os resíduos. A Feira priorizou o lado ambiental e o social, já que foi gerada renda com o trabalho de reciclagem”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, Erlon Ortega.
“Levamos para o Estande APAS-Unilever de Sustentabilidade todas as informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos; o gás refrigerante HCFC-22 ou R22; o que pode ser feito para diminuir o consumo de energia elétrica, entre outras dicas”, disse o diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, Maurício Cavicchiolli. O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que todos os supermercados deverão instalar para acumulação temporária de resíduos com vistas à realização da logística reversa, também foi demonstrado no local.
Os visitantes do maior evento mundial do setor de supermercados puderam ver um grupo de catadores da empresa Recicleiros fazendo ações de coleta no local, a fim de diminuir o impacto ambiental no período da Feira. Nesta edição, a cooperativa de catadores de lixo Coopere também teve uma importante atuação: eles fizeram toda a triagem do lixo produzido pelos expositores e visitantes e os dividiram em diferentes categorias: vidro, papel, madeira, metal e plástico.
Foram reciclados 67.754 quilos de embalagens e 84.000 quilos de madeira – um total de 151.754 quilos de materiais recicláveis, o que representa um aumento de 13,45% em relação ao ano passado. Além disso, foram utilizadas 61 caçambas de lixo, contra 59 em 2013. Para o sucesso desse trabalho, 176 catadores trabalharam durante todo o evento.






