Nesta quarta-feira, 4 de junho, o Grupo Carrefour Brasil, a Mondeléz International e a Tetra Pak lançaram o programa “Juntos pelo Meio Ambiente”. O evento, realizado na unidade Pinheiros, na capital, contou com a presença do CEO do Carrefour Brasil, Charles Desmartis, e dos presidentes da Mondeléz Brasil e da Tetra Pak América Latina, Alejandro Lorenzo e Paulo Nigro, respectivamente. O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, também marcou presença no encontro.
Na ocasião, o Carrefour lançou a 138º estação de coleta de materiais recicláveis, consolidando seu projeto para 13 estados brasileiros, incluindo dez cidades que sediarão os jogos de 2014. A ação, que está em sintonia com as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, faz parte do programa “Estações de Reciclagem”, que abrange 138 pontos de coleta.
Para marcar a data, a loja do Carrefour inaugurou também a obra “Móbiles”, assinada pelo artista Eduardo Srur – conhecido por suas intervenções urbanas que chamam a atenção do público para as questões ambientais – e totalmente feita a partir de materiais reciclados. Diversos móbiles compõem o ambiente interno da nova instalação, construída a partir de diferentes tipos de materiais pós-consumo como garrafas PET, embalagens longa vida e papelão. Em seu interior, Srur produz uma exposição colaborativa a partir de oficinas culturais que utilizam os resíduos depositados nas estações de reciclagem da loja Carrefour na qual a obra estiver localizada. Assim como a instalação, as oficinas passarão por diversas lojas da rede.
O programa “Estações de Reciclagem”
O programa contemplou a renovação de 44 pontos já existentes e a instalação de outros 94. Com a expansão, a capacidade de coleta foi ampliada de 350 para mais de 1.000 toneladas ao mês e atende a crescente procura da população por locais que possam receber os resíduos recicláveis gerados em suas residências. A ação está alinhada ainda com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes para que, juntos, governo, iniciativa privada, sociedade e entidades em geral se mobilizem em prol da gestão correta dos resíduos gerados no país.
“O Carrefour tem compromisso com o desenvolvimento de uma cadeia de comércio responsável e grande preocupação com a redução do impacto ambiental e melhoria social. Entendemos nosso papel como agente de influência da cadeia, podendo contribuir em diversas etapas e promover melhorias na qualidade de vida das pessoas”, destacou Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour no Brasil. “São 138 pontos de reciclagem em hipermercados e supermercados, localizados em 47 importantes municípios brasileiros, por onde circulam mensalmente mais de 12,6 milhões de consumidores”, completou o executivo.
As estações são confeccionadas com placas e telhas recicladas de embalagens da Tetra Pak e estão preparadas para receber todo tipo de material reciclável tais como, papel, plástico, metal, vidro e embalagens da Tetra Pak. Estrategicamente posicionadas nos estacionamentos das lojas Carrefour, as estruturas trazem indicações que facilitam a separação dos resíduos e chamam a atenção pelo design colorido que traz o carismático Ecomilão. Símbolo do projeto, o personagemconvida adultos e crianças a adotar a coleta seletiva no seu dia a dia e a atuar como multiplicadores de hábitos de consumo mais sustentáveis, em uma iniciativa pioneira que reconhece a importância das crianças como agentes transformadores da sociedade.
“O foco educacional dessa parceria merece grande destaque, afinal, enquanto empresas e cidadãos, ao incentivar o hábito da coleta seletiva deixamos um importante legado e estamos contribuindo diretamente para a consolidação de parte da cadeia de reciclagem”, comentou Alejandro Lorenzo, presidente da Mondelēz Brasil. Em todo o país, os materiais coletados diariamente nas estações são separados e, posteriormente, enviados para indústrias especializadas em transformação.
De acordo com Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, desde 2009 a empresa apoia o varejo na instalação de pontos de entrega voluntária, oferecendo placas e telhas produzidas com embalagens recicladas. “Acreditamos que esta é uma grande ferramenta para educar o consumidor sobre o descarte correto dos materiais recicláveis e está em conformidade com a responsabilidade compartilhada no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, base da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou. Nigro destacou que trata-se de um investimento a longo prazo, pois mobiliza muitas pessoas e os resultados serão colhidos aos poucos. “Já iniciamos uma conversa com o presidente da APAS, João Galassi, e é muito provável que a Associação irá nos ajudar a disseminar o ideal e o formato desse projeto entre os seus associados”, disse ele.
Legenda da foto acima: João Galassi (presidente da APAS); Alejandro Lorenzo (presidente da Mondelēz Brasil); Wanderley Meira do Nascimento (secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente); Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour no Brasil; Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak; o artista plástico Eduardo Srur e Paulo Pianez (diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour)