Uma medida que, à minha primeira impressão parece despretensiosa, está gerando bons resultados à Coop – Cooperativa de Consumo, que conta com 28 lojas na região do Grande ABC, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba e Tatuí. Denominada Oferta Surpresa, a ação oferece um produto com preço diferenciado aos sábados. O resultado é o aumento das vendas em até 3.000% de alguns produtos.
Implantada no final de março deste ano, a Oferta Surpresa foi desenvolvida pelas gerências Comercial e de Marketing, que selecionam o produto e negociam o melhor preço junto ao fornecedor. “Não se trata de oferecer qualquer produto, mas, sim, aqueles que fazem parte das necessidades diária dos cooperados”, explicou a analista de Marketing em Inteligência de Mercado, Cláudia Duarte da Costa.
Para exemplificar os resultados na prática, o pacote de fralda descartável econômica foi colocado na área de atendimento pela metade do preço, o que gerou uma demanda expressiva e o impacto da oferta no fornecimento médio diário foi quase 3.000%. O mesmo ocorreu com a caixa de bombom de 400 gramas (2.771%), massa grano duro (2.714%), leite condensado (1.007%), azeite extravirgem de 500 ml (1.234%) e lava roupas em pó de 1kg (536%), entre outros produtos.