Dados da Associação Paulista de Supermercados (APAS) revelam que quase 1,8 milhão de trabalhadores brasileiros atuam no setor. Se considerados os empregos indiretos, o número sobe para 4 milhões de pessoas. Neste cenário, tem se destacado estabelecimentos que apostam na comercialização de produtos voltados para as classes A e B e em localizações estratégicas para atender a este público. Ao ganhar espaço no mercado, ajudam a incrementar ainda mais a geração de empregos.
O Natural da Terra, por exemplo, conta com 40 vagas abertas, sendo algumas específicas, tais como peixeiro, açougueiro, atendente de adega e floricultura, prevenção de perdas, cozinheiro (a) e sushiman. Outras são mais operacionais, para os cargos de repositor (a), operador(a) de caixa, balconista e assistente.
A empresa exige o ensino médio incompleto como escolaridade mínima, além de disponibilidade de horário na escala 6×1 e flexibilidade para mudar de loja ou turno, caso seja necessário. “Desta forma, será avaliado o interesse do candidato à vaga e disposição para o crescimento e aprendizado”, explica a gerente de Recursos Humanos, Carolina Vasconcelos.
O Natural da Terra busca, como política de inclusão, oferecer oportunidades para candidatos em busca do primeiro emprego e terceira idade ingressarem no mercado de trabalho. “Prezamos ainda pelo comprometimento e todos os valores relacionados a ele, como a organização, agilidade e responsabilidade. A simpatia e iniciativa também são fundamentais para o tratamento direto com o público. É importante que o candidato se identifique com a empresa para que haja o desenvolvimento em conjunto”, acrescenta Carolina.
Segundo a gerente de RH, o plano de carreira é muito presente na empresa, que realiza recrutamento interno sempre que identifica a oportunidade de promoção, por meio da avaliação constante dos colaboradores e demonstração de aprendizado, polivalência e desempenho. Para tornar isto uma realidade, há investimentos em treinamento, benefícios, incentivo a estudos e capacitação técnica.
Há 12 anos na empresa, Ademir Silva Oliveira é exemplo de profissional que buscou o comprometimento como caminho para desenvolver carreira na Natural da Terra. Iniciou como repositor e, hoje, atua como gerente de loja na Unidade Vila Madalena. “Sempre demonstrei interesse em aprender, trabalhar em equipe e, acima de tudo, vontade em superar os obstáculos.”
Já o grupo Hortifruti oferece mais de 300 vagas em São Paulo, principalmente para funções como operador (a) de caixa, manipulador(a) de alimentos, atendente, repositor(a), auxiliar de serviços gerais, açougueiro, cozinheiro(a) e ajudante de cozinha, promotor(a), estagiário de nutrição e nutricionista.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter o ensino fundamental completo. Candidatos que buscam o primeiro emprego, jovens aprendizes e pessoas com deficiência também podem inscrever-se.
Para candidatar-se
Natural da Terra: candidatos devem cadastrar o currículo no site www.gruponaturaldaterra.com.br/trabalheconosco ou entregá-lo na Central da empresa, localizada na Rua Mergenthaler, 900 – Vila Leopoldina, de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h.
Hortifruti: os interessados devem cadastrar o currículo no site www.hortifruti.com.br ou enviá-lo para curriculum.sp@hortifurti.com.br, colocando no assunto: “A vaga desejada”.
Fonte: O Amarelinho